Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Tire algumas dúvidas sobre o período menstrual

Pode fazer exercícios durante a menstruação? Especialista esclarece alguns mitos


postado em 27/10/2017 11:12 / atualizado em 27/10/2017 11:16

Embora seja algo natural para as mulheres, a menstruação ainda gera dúvidas, muitas vezes, sobre temas simples. Normalmente, as mães passam as informações sobre o sangramento para as filhas. Ainda assim, muitas vezes, a timidez faz com que a mulher, ao ser atendida pelo médico, deixa de fazer os devidos questionamentos.

Para esclarecer o tema, o ginecologista Gilberto Nagahama, do hospital San Paolo, em São Paulo, fala sobre alguns mitos clássicos relacionados ao assunto:

É impossível engravidar durante a menstruação?
Na teoria, realmente não é possível, já que menstruação é a "descamação" do endométrio, camada que é preparada para receber a gestação. "No entanto, o corpo não é uma máquina que trabalha com exatidão, por isso, é sempre bom tomar medidas preventivas para evitar o risco", comenta o médico.

Mulheres que trabalham juntas menstruam simultaneamente
Não é verdade. Segundo o especialista, cada mulher tem sua própria forma de manifestar a menstruação. Ou seja, cada corpo é um corpo. "Portanto, o período menstrual não tem relação alguma com o de outras mulheres", completa o ginecologista.

Relações sexuais são mais prazerosas na menstruação
Mito. Gilberto Nagahama lembra que o período de maior desejo sexual é justamente durante a ovulação, que corresponde aproximadamente ao 14º dia do ciclo menstrual. "Acreditamos que muitas pacientes têm a sensação de mais prazer justamente por ficarem despreocupadas com o risco de engravidar".

Não é bom fazer exercícios físicos durante a menstruação
As atividades físicas são essenciais para manter a qualidade de vida em qualquer momento. O médico esclarece que, especialmente no período menstrual, os exercícios ajudam a controlar as dores das cólicas, já que favorecem a liberação do hormônio do prazer, a endorfina.

Mulheres virgens não podem usar absorventes internos
Mais um mito. "O hímen tem até 2,5 cm de abertura na puberdade, e o absorvente interno mede no máximo 1,9 cm", explica o giencologista.

Período menstrual pode aumentar o risco de se contrair DST's
Não é verdade. "A realidade é que, com ou sem menstruação, fazer sexo desprotegido aumenta o risco de contrair qualquer doença sexualmente transmissível", afirma Nagahama.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade