Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Aprenda a fazer alguns exercícios de pilates em casa

O pilates virou mania nas academias e faz muito bem para a postura


postado em 16/11/2017 10:29 / atualizado em 16/11/2017 10:34

Depois de virar "moda" recentemente, o pilates, que é uma atividade física muito antiga, passou a ser a melhor opção para quem tem como objetivo melhorar o corpo e a mente por meio de série de exercícios que envolvem respiração. "Tudo ocorre de maneira sincronizada, por isso, é necessária muita atenção para a correta execução dos movimentos", comenta o educador físico Douglas Paiva, da Pure Pilates, de São Paulo.

Como mostra o especialista, o pilates é uma série de exercícios que fortalecem a musculatura, as articulações e estimulam o correto alinhamento da postura. Curiosamente, algumas modalidades podem até ser realizadas em casa.

Porém, é importante salientar que, por não ter acompanhamento de um profissional, é preciso redobrar a atenção em relação à postura no momento da execução dos exercícios. Se forem feitos de forma errada, podem trazer malefícios à saúde.

Confira, abaixo, alguns exercícios indicados por Douglas Paiva para serem feitos no conforto e na tranquilidade do lar:

Abdominal

Para realização deste exercício, basta apenas um colchonete e muita disposição. "É necessário deixar o corpo estendido, com pernas retas e os braços acima da cabeça. No momento da inspiração, eleve lentamente mãos, braços, ombros, cabeça e tronco até conseguir 'se levantar'", diz o educador físico. O movimento também pode ser realizado com os joelhos dobrados, facilitando, assim, a execução. O profissional recomenda a execucção de quatro séries de oito a 12 repetições. "O abdominal fortalece abdômen, glúteos e costas".

Elevação de quadril

Assim como o abdominal, para realizar este exercício basta apenas um colchonete. Para a elevação de quadril, deve-se deitar com os joelhos flexionados e manter pés, braços, ombros e costas apoiados no chão. "Na inspiração, suba lentamente o cóccix, a coluna lombar e coluna vertebral, mantendo os ombros e a parte de cima das costas como apoio, e levante uma das pernas em direção ao teto". Douglas esclarece que podem ser feitas quatro séries de até 10 repetições, para garantir o fortalecimento da musculatura do glúteo, do abdômen, da coluna lombar, do posterior da coxa e também da musculatura paravertebral.

Flexão de braço

A flexão de braço é um dos exercícios mais conhecidos que existe. "Para sua realização basta ficar na posição de cachorrinho, tirando os pés, cruzados, do chão, com os braços abertos num ângulo de 90º. Em seguida, basta fechar os braços, trazendo-os mais próximo possível do corpo e desça o peito em direção ao chão". São recomendadas quatro séries de 10 a 15 repetições para fortalecimento dos músculos peitorais e tríceps.

Elevação de perna lateral

Para a realização deste exercício, Douglas Paiva explica que é preciso deitar de lado, sobre o braço, que deve permanecer estendido. "Em seguida, o abdômen deve ser contraído, assim como os glúteos e a pelve também. Mantenha, então, as pernas bem estendidas uma em cima da outra. No momento de inspiração eleve a perna de cima em direção ao teto e abaixe". O educador físico afirma que, assim como nos exercícios anteriores, quatro séries de 10 a 15 repetições para cada perna são suficientes para o fortalecimento dos músculos da coxa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade