Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Já ouviu falar na enxaqueca ocular?

O problema que afeta os olhos costuma surgir depois de uma forte dor de cabeça


postado em 09/11/2017 14:15 / atualizado em 09/11/2017 14:28

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Muita gente não conhece esta condição pouco comum, mas que compromete o bem-estar da vítima: a enxaqueca ocular, que costuma afetar um olho só, provocando perda parcial ou total da visão durante curtos períodos de tempo (menos de uma hora). Geralmente, o problema está associado à dor de cabeça, podendo surgir ao mesmo tempo ou logo depois. A enxaqueca ocular costuma afetar uma em cada 200 pessoas que sofrem de cefaleia. De acordo com o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, quem sofre de enxaqueca também pode experimentar a formação de aura – flashes luminosos – ou pontos cegos na visão. Esses sintomas costumam surgir nos dois olhos.

Ainda segundo o especialista, é fundamental que o paciente consiga descrever em detalhes o que está sentindo, já que outras doenças também podem apresentar sintomas semelhantes. "O fato de afetar somente um olho após episódios de enxaqueca já diferencia esse problema de outros. A duração também é bastante característica, já que não costuma passar de meia hora. Em geral, dores de cabeça que persistem de quatro a 72 horas tendem a afetar um lado particular da cabeça, pulsar e provocar dor de intensidade moderada. Sensibilidade à luz, ao som, náusea e vômito também podem estar presentes", esclarece o oftalmologista.

Infelizmente, a Medicina ainda não descobriu se os medicamentos usados no tratamento da enxaqueca tradicional podem controlar a que afeta os olhos. Sendo assim, mesmo que o paciente esteja tratando seus episódios de enxaqueca com um neurologista, vale a pena consultar um oftalmologista para evitar danos mais severos à saúde ocular. "O ideal é parar tudo o que está fazendo e descansar os olhos por alguns minutos, já que os sintomas não duram por muito tempo. Além disso, o paciente deve fazer uso dos medicamentos prescritos para tratar a doença principal, quer seja à base de ácido acetilsalicílico, de medicamentos para tratar a epilepsia ou ainda de antidepressivos. O importante é que a pessoa não negligencie o problema e muito menos recorra à automedicação", comenta Renato Neves.

O médico explica que episódios de enxaqueca ocular costumam ser desencadeados depois de um longo período em jejum ou, ao contrário, depois do consumo exagerado de frituras, chocolate, café e álcool. Estresse e insônia também costumam ser um gatilho para a dor de cabeça, assim como o bruxismo – problema na articulação temporomandibular que implica em apertar e ranger os dentes durante o sono.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade