Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO

Metade dos brasileiros usa celular enquanto dirige, diz pesquisa

O estudo mostra que 51,9% dos motoristas brasileiros admitem dirigir e consultar o smartphone


postado em 22/11/2017 12:52 / atualizado em 22/11/2017 13:10

Usar o celular enquanto dirige é uma infração de trânsito gravíssima e um perigo: uma simples distração pode resultar num acidente sério e até fatal(foto: Pixabay)
Usar o celular enquanto dirige é uma infração de trânsito gravíssima e um perigo: uma simples distração pode resultar num acidente sério e até fatal (foto: Pixabay)
Você sabia que dirigir um veículo usando telefone celular é uma infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)? A multa neste caso chega a R$ 293,47 e rende sete pontos na carteira de motorista. Isso sem falar no aumento significativo da probabilidade de acidentes graves. O problema é que metade dos motoristas brasileiros admite usar smartphone enquanto dirige.

Segundo uma pesquisa nacional realizada pela concessionária de rodovias Arteris, 51,9% dos motoristas brasileiros admitem dirigir com o celular nas mãos, ainda que raramente. O percentual é ainda mais expressivo para os motoristas com idade entre 18 e 21 anos e que são residentes na região sudeste do país.

Vale lembrar que bastam alguns segundos de distração, para enviar uma mensagem do WhatsApp, por exemplo, dirigindo a uma velocidade próxima a 100 km/h, para que o motorista percorra uma distância equivalente a quatro campos de futebol de forma totalmente às cegas. O que parece algo inofensivo, pode custar vidas.

Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas externas de morte. A cada hora, 140 pessoas perdem a vida no trânsito, em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Os aparelhos de celular fazem parte da nossa realidade, atualmente, mas, praticamente todos os aplicativos disponíveis, hoje, podem ser programados ou iniciados antes de dar partida no veículo. Infelizmente, a pesquisa indica que os motoristas brasileiros, mesmo cientes da legislação e do perigo, ignoram essa possibilidade e seguem adotando comportamentos de risco", comenta Elvis Granzotti, gerente de Operações da Arteris.

A pesquisa foi realizada com 2.686 motoristas, das cinco regiões do país, que responderam a um conjunto de perguntas sobre o seu próprio comportamento no trânsito. No estudo, foram abordados quatro eixos de análise: uso do cinto de segurança; direção após o consumo de bebida alcoólica; desrespeito aos limites de velocidade; e uso do celular ao volante. O único que apresentou melhoria em relação aos dados coletados no ano passado foi em relação à velocidade. Em 2017, 59,3% dos entrevistados declararam sempre respeitar os limites estabelecidos, enquanto em 2016, o percentual foi de 51,3%. Para os demais temas, não houve variação estatística significativa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade