Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Pesquisa mostra que o olfato dos jovens fica mais ativo à noite

Ao analisar dezenas de adolescentes, os cientistas descobriram que o olfato juvenil está mais forte às 21h


postado em 17/11/2017 16:57 / atualizado em 17/11/2017 17:04

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Um estudo curioso descobriu que os jovens estão mais propensos a sentir cheiros durante a noite. Segundo pesquisadores dos Estados Unidos, o relógio biológico, que tem sido apontado como regulador de vários processos de funcionamento do corpo, também está envolvido na capacidade de sentir odores. Ao analisar o ritmo circadiano de adolescentes, cientistas da Universidade de Brown, em Rhode Island, detectaram que o pico da capacidade olfativa dos jovens se dá às 21h, e a mais baixa, entre 3h e 9h da manhã. Os autores avaliam que os achados, publicados na revista científica Chemical Senses, poderão ajudar a área médica e contribuir para um maior entendimento sobre a evolução humana.

A pesquisa surgiu com um objetivo diferente: identificar quais tipos de alimentos os jovens consomem em diferentes momentos do dia, combinando a análise do funcionamento dos relógios interno e externo. "A razão pela qual adicionamos testes de sensibilidade do olfato a esse estudo foi determinar se esse sentido poderia estar envolvido nas escolhas alimentares dos nossos jovens. As descobertas relacionadas ao olfato surgidas a partir disso são totalmente novas, nunca haviam sido estudadas", revela Rachel Herz, principal autora do estudo, em entrevista para o jornal Correio Braziliense.

No experimento, Herz e equipe analisaram os hábitos de 37 adolescentes – 21 meninos e 16 meninas –  com idade entre 12 e 15 anos, durante duas semanas. Nesse período, o sono do grupo foi atrasado em quatro horas, e os participantes, mantidos em ambientes fechados com pouca luz. Eles tinham que socializar, participando de atividades entre si e com membros da equipe científica. O objetivo era separá-los temporariamente de interrupções típicas do sono e de influências externas.

A equipe mediu o ritmo circadiano dos adolescentes pelos níveis de melatonina presentes na saliva. A secreção desse hormônio começa cerca de uma hora antes do desejo de dormir. A sensibilidade dos voluntários ao cheiro foi avaliada usando o Sniffin Sticks, um teste comum para medir a capacidade de detecção de odor. Ele foi aplicado a cada três horas, enquanto os adolescentes estavam acordados.

Apesar das variações individuais, os pesquisadores identificaram um padrão na reação dos adolescentes. Os jovens mostraram olfato menos apurado durante a madrugada, quando estavam mais propensos a dormir e menos, a comer. "Em termos de relógio: das 3h às 9h, esse sentido mudou de maneira previsível, embora não seja o mesmo em todas os jovens", diz a pesquisadora Mary Carskadon, co-autora da pesquisa.

Já o pico de sensibilidade do olfato foi definido às 21h. As cientistas acreditam que teorias relacionadas ao passado do homem podem ser discutidas em relação a esse achado particular. Segundo Rachel Herz, do ponto de vista evolutivo, seria importante garantir a saciedade durante a última refeição do dia, além de um possível aumento do desejo de acasalamento. Outra justificativa é a de que o olfato mais apurado seja uma maneira de "farejar" ameaças que poderiam estar próximas do indivíduo antes de dormir. "Podemos especular se esses dados possuem essas raízes profundas revisitando a história humana antiga, mas tais explicações são apenas especulativas", ressalta a pesquisadora americana.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade