Publicidade

Estado de Minas ENEM 2017

Saiba o que pode ou não no dia do Enem

Não é permitido usar lápis, borracha, óculos escuros nem caneta que não seja preta, sabia? Confira!


postado em 03/11/2017 09:02

(foto: Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Agência Brasil/Divulgação)
Foram meses de estudos e preparação para, enfim, realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, para muitos estudantes brasileiros, é a única forma de ingresso nas universidades públicas. Mas, não adianta tanto esforço se o candidato não der atenção ao material que precisa levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. O Enem será aplicado nos dias 5 (próximo domingo) e 12 de novembro para 6,7 milhões de candidatos. Neste domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. Na próxima semana, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

Para fazer o importantíssimo texto da redação – que vale mil pontos – e preencher o cartão de resposta, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas e não é permitida.

No Enem, também é proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final do exame.

Nas últimas edições do Enem, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais. Portanto, nada de usar o celular durante o dia do teste. O estudante também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, materiais impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares ou portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento que dê validade ao porte. Se estiver com alguma desss coisas, elas deverão ser colocadas no porta-objetos.

O Ministério da Educação também avisa que haverá fiscalização dos lanches dos candidatos. Dê preferência para produtos embalados.

Na hora do exame

Ao receber a prova, é importante que o estudante verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. É recomendado ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença. Em 2017, as provas já estarão identificadas com o nome de cada candidato.

O estudante poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, o candidato será eliminado.

Um documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame. Pode ser apresentada a carteira de identidade, a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, as carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes validadas por lei, a carteira de trabalho, o certificado de reservista, o passaporte ou a carteira de habilitação.

Se tiver perdido o documento, o estudante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias anteriores à prova.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade