Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Hérnia de disco pode ser tratada sem cirurgia

A técnica chamada osteopatia consegue acabar com as dores geradas pelo problema na coluna vertebral


postado em 15/12/2017 09:47 / atualizado em 15/12/2017 10:03

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Postura errada, trabalhar muito tempo em pé ou carregando peso e os estudantes que carregam mochilas exageradamente cheias. Estas situações culminam na famosa dor na coluna vertebral. Aliás, esse problema está associado a outros, como a hérnia de disco. Segundo dados do IBGE, mais de cinco milhões de brasileiros sofrem com essa doença, que ainda gera dúvidas dos pacientes em relação aos sintomas.

"É uma doença crônica, muito comum em pessoas acima de 40 anos e alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são: postura errada, falta de exercícios físicos, excesso de peso e até a alimentação inadequada. Porém, a boa notícia é que a grande maioria dos casos pode ser resolvida sem a necessidade de um procedimento cirúrgico", esclarece Leandro Reche, professor da Escuela de Osteopatía de Madrid Brasil, em São Paulo.

A hérnia de disco ocorre quando um dos discos cartilaginosos que existem entre as vértebras se rompe, gerando uma inflamação que compromete vasos e nervos que irrigam a coluna. De acordo com o especialista, as hérnias na região lombar são as mais comuns, chegando a comprometer o nervo ciático, o que gera sintomas de dor e formigamento nas pernas e nos pés.

"Uma forma eficaz de tratamento é a osteopatia. A técnica, aplicada pelo fisioterapeuta osteopata, busca organizar toda a coluna e identificar os locais que não estão realizando suas funções adequadas no corpo. Os problemas podem ocorrer por diversos motivos, como cicatrizes, problemas nas vísceras e até nos pés. Equilibrando essas disfunções, muitas vezes, é possível interromper a sobrecarga no local da dor. Além disso, é possível realizar manobras diretamente no local da hérnia resultando na diminuição ou no fim dos sintomas", explica Leandro Reche.

O professor alerta que, para identificar o tratamento mais adequado para a pessoa, é preciso avaliar o tamanho da hérnia, seu posicionamento e como o corpo do reage aos testes específicos. "Desta forma, temos maiores chances de sucesso no tratamento. O diagnóstico osteopático busca os locais que estão gerando a sobrecarga naquele disco, possibilitando a capacidade do corpo de se auto curar, enquanto a maioria dos tratamentos para hérnia discal foca somente nos sintomas locais na coluna e o paciente continua com as dores constantes", completa o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade