Publicidade

Estado de Minas PET

Não dê quitutes natalinos para seu pet

Apesar de parecerem um agrado para o bichinho de estimação, os alimentos humanos podem ser muito tóxicos


postado em 22/12/2017 11:42 / atualizado em 22/12/2017 11:47

Alimentos temperados, produtos com chocolate e as famosas castanhas podem fazer muito mal para o seu pet(foto: Pixabay)
Alimentos temperados, produtos com chocolate e as famosas castanhas podem fazer muito mal para o seu pet (foto: Pixabay)
Aproveitando a confraternização do Natal, muita gente gosta de inserir o bichinho de estimação no festejo, incluindo o momento da ceia. O problema é que, apesar de parecerem inofensivos, os quitutes natalinos podem ser extremamente perigosos para os pets.

Segundo a médica veterinária Cibele Erreiras Ruiz, um exemplo de petisco que traz risco para cães e gatos é o chocolate. "Há sempre alguma sobremesa preparada com a iguaria ou mesmo os indispensáveis chocotones. Além do açúcar, o chocolate contém teobromina, que pode até matar o cão. Na lista de proibições, essa é a primeira", alerta a especialista, lembrando que o ingrediente causa intoxicação alimentar nos bichos.

Os animais também não podem ingerir alimentos que tenham tempero à base de alho e cebola. A veterinária esclarece que o estômago deles não está preparado para lidar com sabores tão fortes e marcantes, podendo causar algum tipo de intoxicação e até anemia. O mesmo vale para laticínios, já que a gordura e a lactose também causam danos estomacais nos bichinhos.

Outros produtos que, em princípio, parecem saudáveis mas podem fazer mal para os pets são as frutas. "Nem todas podem ser oferecidas aos animais. Entre as mais prejudiciais estão a uva e o abacate. O abacate tem uma substância chamada persina, que pode causar danos gastrointestinais e até respiratórios. Já a uva, inclusive a passa, pode provocar doença renal, além de vômitos e diarreias, que podem provocar uma profunda desidratação", esclarece Cibele Ruiz.

A mesma proibição vale para as famosas frutas secas e castanhas, que não faltam nos lares brasileiros nesta época do ano. "Amêndoas, amendoins, castanhas ou qualquer tipo de semente contém um alto teor de fósforo, que pode prejudicar o organismo do animal. As nozes, por exemplo, são altamente tóxicas para eles", afirma a especialista.

Mesmo que seu animalzinho de estimação faça cara de "pidão", não ofereça nenhum produto que não seja próprio para ele. Atualmente, as lojas especializadas em pets possuem quitutes natalinos similares aos dos humanos, mas que são totalmente direcionados aos bichos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade