Publicidade

Estado de Minas ASTRONOMIA

No domingo, dia 3 de dezembro, teremos a super Lua mais brilhante de todos os tempos

Este será o primeiro e único fenômeno do tipo em 2017


postado em 01/12/2017 16:15 / atualizado em 01/12/2017 16:36

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Para quem curte astronomia, neste final de semana teremos a primeira – e única – super Lua (cheia) do ano de 2017. Além disso, ela será a mais brilhante dos últimos tempos. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, durante cerca de 12 horas, de diversas partes do planeta durante a noite de domingo, dia 3 de dezembro.

Também conhecida como "lua fria", por conta das baixas temperaturas do mês de dezembro em certos locais da Terra, o satélite natural aparecerá no céu, oficialmente, às 19h (horário de Brasília). O fenômeno, que decorre da máxima aproximação da Lua em relação ao nosso planeta, chegará a seu ápice, ou seja, a 357 mil km da Terra, por volta das 23h50.

Vale lembrar que a última super Lua foi registrada no dia 14 de dezembro de 2016, que contou também com uma chuva de meteoros e a presença do planeta Júpiter. Esa foi considerada a maior super Lua desde 1948. Em 2017, o astro estará cerca de 12% mais brilhante do que o normal, passando a ser considerado o mais brilhante dos últimos tempos.

Para os que pretendem observar o fenômeno do próximo domingo (3), a Lua parecerá estar cerca de 6% maior. "Para quem observa por curiosidade, toda a noite do dia 3 será ótima para observação. A Lua cheia atinge o perigeu por volta das 23h50, porém, essa diferença de distanciamento é perceptível apenas para pesquisadores. Teremos quase 12 horas de super Lua. É só esperar que o céu esteja limpo e não haja chuva", explica Antônio Miranda, professor de astronomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

(com Diário de Penambuco)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade