Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Vai fazer uma tatuagem? Confira algumas dicas

Hidratar bem a pele e evitar o Sol são algumas orientações após a tattoo


postado em 13/12/2017 08:57 / atualizado em 13/12/2017 09:17

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
Está pensando em fazer uam tatuagem? Primeiramente, lembre de escolher o desenho e a região mais adequada para sua ideia, além, claro, de optar por um bom tatuador – fique de olho no estúdio e nos equipamentos, que devem ser devidamente esterilizados.

Segundo Sérgio Pisani, dono do estúdio Tattoo You, em São Paulo, além dos cuidados que devem ser tomados antes de fazer a tattoo, é preciso prestar atenção a alguns fatores depois que a tatuagem ficou pronta, para garantir uma boa cicatrização e evitar possíveis problemas, ainda mais as infecções.

"Logo após terminar a tatuagem, é preciso limpar o local e passar um creme de cicatrização para proteger a pele. Depois, é necessário colocar um plástico sobre a área que foi tatuada e retirá-lo cerca de duas horas depois, lavando a área apenas com sabonete neutro. É recomendável passar pomada, em pouca quantidade, várias vezes ao dia, ou o necessário para deixar a pele úmida, e trocar o plástico", recomenda o especialista.

O tatuador ressalta que a casca que a tatuagem forma é seca e, por isso, a pele precisa estar úmida. Do contrário, na hora em que a pele esticar, se estiver seca, pode rasgar a casca da tatoo. "É importante que o local tatuado sempre esteja com pomada, em pouca quantidade. Depois de três dias, não é mais preciso lavar a tatuagem com sabonete neutro, é só passar a pomada. Do quinto ao sétimo dia, a casca cai sozinha", esclarece Sérgio Pisani.

Nos sete primeiros dias, o local tatuado não pode ficar exposto ao Sol, nem em contato com o cloro das piscinas. Após o sétimo dia, quando a "casca" já tiver caído, não será mais preciso passar a pomada, apenas um creme hidratante – porém ainda se deve evitar os raios solares diretos. "Se tomar Sol durante o primeiro mês do processo de cicatrização da tatuagem, há chances de formar queloide, podendo queimar o pigmento da tattoo", afirma o especialista.

Depois do primeiro mês, a pessoa tatuada já pode tomar Sol, mas sempre lembrando de passar um bloqueador solar, para não queimar a tatuagem.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade