Publicidade

Estado de Minas PET

Mau hálito nos pets é culpa da falta de escovação

Os bichos de estimação também precisam cuidar da higiene bucal diariamente


postado em 09/01/2018 10:23 / atualizado em 09/01/2018 10:35

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Nem todos sabem, mas o cheiro desagradável que sai da boca do bichinho de estimação é uma espécie de aviso? Conhecido por halitose, o mau hálito, muito comum entre os humanos, também pode afetar o pet. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados quando este sinal for percebido. De acordo com o veterinário Jorge Morais, da Animal Place, a falta de higiene bucal é a principal responsável pelo incômodo.

"Uma das principais formas de evitar o mau hálito é manter a alimentação adequada, de acordo com as orientações do veterinário e, além disso, fazer o processo de escovação diariamente. Para isso, o ideal são escovas específicas para cães, pois são de tamanhos apropriados para cavidade oral do canino", esclarece o especialista. Ainda segundo o veterinário, existem vérios tipos de creme dental feitos especificamente para uso em cães. "É contraindicado pastas usadas em humanos, devido à alta concentração de flúor", complementa Morais.

Além disso, existem produtos que, quando diluídos na água, podem ajudar no combate à placa bacteriana, que é a precursora do tártaro. "O tutor deve ficar sempre atento aos odores, pois, quando não tratado corretamente, o mau hálito acarreta em acúmulo de resíduos que podem trazer doenças periodontais graves", explica o especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade