Publicidade

Estado de Minas ARQUEOLOGIA

Primeiros moradores do Reino Unido eram negros de olhos claros

Análise de DNA comprova origem africana dos primeiros europeus


postado em 07/02/2018 13:48 / atualizado em 07/02/2018 13:48

Depois de analisar o DNA do crânio do Homem de Cheddar, descoberto no Reino Unido em 1903, cientistas chegaram à conclusão de que o britânico primitivo era negro de olhos claros(foto: Ucl.ac.uk/Reprodução)
Depois de analisar o DNA do crânio do Homem de Cheddar, descoberto no Reino Unido em 1903, cientistas chegaram à conclusão de que o britânico primitivo era negro de olhos claros (foto: Ucl.ac.uk/Reprodução)
Depois de ter sido descoberto em 1903, na vila de Cheddar Corge, em Somerset, no Reino Unido, o chamado Homem de Cheddar, finalmente, teve seu rosto revelado pelos arqueólogos britânicos. Segundo o estudo, realizado pela Universidade College de Londres (UCL), os primitivos moradores da ilha britânica, há mais de 10 mil anos, tinham a pele escura e os olhos azuis. A informação foi publicada no jornal inglês The Guardian nesta quarta, dia 7 de fevereiro.

Por meio do sequenciamento do DNA do Cheddar Man – o esqueleto humano mais antigo e completo encontrado no Reino Unido –, os investigadores do Museu de História Natural de Londres e da UCL conseguiram prever como seria o rosto de um dos primeiros habitantes da região.

Depois da análise do DNA, os investigadores fizeram a reconstrução do em 3D. Com isso, os cientistas conseguiram mostrar que o tom de pele mais claro, caucasiano, típico dos britânicos atuais, é uma característica recente, ao contrário do que se pensava.

Até então, a ideia era que os humanos primitivos teriam se adaptado "rapidamente" à tonalidade da pele mais clara ao colonizarem a Europa há cerca de 45 mil anos, explica Tom Booth, um dos responsáveis pela investigação da Universidade College de Londres. Contudo, o novo resultado comprova os exames feitos em humanos mesolíticos (viveram entre 12 mil e nove mil anos atrás), que já apresentavam a pigmentação mais escura dos antigos moradores da África subsariana.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade