Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Americanos descobrem um 'novo' órgão do corpo humano

Cientistas encontraram a estrutura inédita por acaso


postado em 28/03/2018 11:28 / atualizado em 28/03/2018 11:42

O novo órgão do corpo humano, o
O novo órgão do corpo humano, o "interstício", é responsável pelo transporte de fluidos e pela proteção das nossas estruturas internas (foto: Eric V. Grave/Livescience.com/Reprodução)
Um grupo de cientistas da Escola de Medicina de Langone, da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, descobriu por acaso um órgão humano até então desconhecido. A descoebrta foi publicada na revista científica Scientific Reports.

O "novo" órgão, batizado de "interstício", corresponde a uma rede de canais microscópicos que são cheios de fluído e que abrangem todo o corpo humano – fica perto do tecido conectivo. "Esse órgão provavelmente nunca foi visto antes já que os métodos para processar e visualizar o tecido humano fazem com que os canais sejam drenados e as fibras de colágeno que geram a estrutura entrem em colapso", diz o artigo científico.

De acordo com os pesquisadores americanos, o novo órgão foi descoberto por acaso, quando estavam examinando o ducto biliar de um paciente com câncer. Ao realizar a análise, os cientistas prestaram atenção em algumas cavidades microscópicas nunca tinham sido vislumbradas anteriormente.

O estudo mostra que o "interstício" transporta até 20% dos fluidos do nosso corpo, além de "agir como um amortecedor" e proteger nossos órgãos internos. Ao mesmo tempo, ele poderia contribuir para uma disseminação mais rápida das células cancerígenas.

Para identificar a existência do novo órgão, os pesquisadores usaram a biópsia de congelamento combinada com histologia com agentes fluorescentes.

Os cientistas acredita que a descoberta "tem potencial" para se tornar uma "poderosa ferramenta de diagnóstico" de várias doenças, especialmente tumores.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade