Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Cientistas descobrem um ponto fraco no magnetismo da Terra

Essa falha pode ser um indício da futura reversão dos polos magnéticos


postado em 06/03/2018 13:53 / atualizado em 06/03/2018 14:30

Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que existe uma falha no campo magnético da Terra, que pode ser um sinal da reversão dos polos, que deve ocorrer daqui a algum tempo(foto: Pixabay)
Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que existe uma falha no campo magnético da Terra, que pode ser um sinal da reversão dos polos, que deve ocorrer daqui a algum tempo (foto: Pixabay)
Muito além de ser gerar as belas auroras boreais e ajudar no funcionamento das bússolas, o campo magnético da Terra é essencial para proteger nosso planeta da radiação cósmica e das constantes explosões solares. Porém, os cientistas já sabem que, de tempos em tempos, os polos magnéticos terrestres trocam de lugar, num processo que pode levar milhares de anos e deixar a superfície do planeta exposta às intempéries do Universo. A última inversão do campo ocorreu há 780 mil anos e quase voltou a acontecer há 40 mil anos. Agora, pesquisadores da Universidade de Rochester, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, descobriram que existe uma anomalia em uma área do nosso campo magnético que o está enfraquecendo. Isto pode indicar que, em breve, teremos outra reversão dos polos.

O estudo, que foi publicado no periódico científico Geophysical Review Letters, descreve a chamada Anomalia do Atlântico Sul, que abrange uma área que vai do Chile ao Zimbábue, na África. Os especialistas alertam que, nessa região, o magnetismo da Terra está tão fraco que existe a recomendação para que satélites não passem por ela, como forma de evitar danos causados pelas radiações que atingem o planeta diariamente. "Nos já tínhamos conhecimento de que o campo magnético está mudando, mas não sabíamos se essa anomalia era incomum nessa região, há algum tempo, ou se era normal", comenta o físico Vincent Hare, da Universidade de Rochester e um dos autores do estudo, em entrevista para o site Science Alert, especializado em notícias científicas.

Os pesquisadores americanos descobriram ainda que esse enfraquecimento do magnetismo terrestre estaria ocorrendo há pelo menos 160 anos e que seria decorrente de uma enorme jazida de rocha densa intitulada Grande Província Africana de Cisalhamento (deformação rochosa) de Baixa Velocidade, que está situada a 2,9 mil km nas profundezas do continente africano.

Conforme os especialistas, essa densa região se encontra localizada entre o ferro derretido superquente do núcleo externo da Terra e o manto mais rígido e frio. Com isso, a jazida estaria afetando, de alguma forma, o ferro líquido, que é o responsável pela geração do campo magnético do nosso planeta.

Porém, os cientistas esclarecem que ainda são necessárias novas pesquisas para confirmar esse achado e que não é possível dizer se a inversão dos polos magnéticos deve ocorrer a "qualquer momento" ou daqui a milhares de anos.

(com portal Science Alert)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade