Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Especialista dá cinco motivos para você não deixar de tomar água

O líquido é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo


postado em 29/03/2018 11:53 / atualizado em 29/03/2018 12:10

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Apesar de parecer bobagem, nunca é demais falar sobre a importância da ingestão adequada de água diariamente. Na "correria" do dia a dia, muitas pessoas acabam consumindo pouco desse líquido essencial para a vida. "A água tem papel importantíssimo no nosso corpo, porém, muitos não conseguem ingerir a quantidade mínima indicada, que é de dois a três litros por dia. Essa falta de hidratação pode gerar problemas", comenta o médico Aier Adriano Costa, do aplicativo Docway.

Como lembra o especialista, 72% do nosso organismo é composto de água, o que torna o seu consumo ainda mais importante. "As pessoas precisam entender a importância do consumo da água. É um assunto muito batido, mas percebemos que o hábito de se hidratar com água ainda encontra muita resistência. Um corpo hidratado corre muito menos riscos de sofrer com inúmeros problemas", completa.

Se você ainda não está "convencido" da necessidade de ingerir o líquido, o médico cita cinco motivos pelos quais devemos beber água todos os dias:

Evita doenças
Quando não consumimos a quantidade recomendada, podemos ter quadros de desidratação crônica, que levam ao envelhecimento precoce e podem colaborar com o aparecimento de doenças como as alergias (asma), doenças intestinais, enxaqueca e artrite reumatoide, esclarece o especialista.

Controle da pressão arterial
Aier Costa lembra que a água tem papel importante na densidade do nosso sangue, quando consumimos pelo menos o mínimo recomendado (dois litros diários), ela se torna um importante regulador da nossa pressão sanguínea.

Regula o intestino
O líquido da vida ajuda na hidratação das fibras alimentares, auxiliando no bom funcionamento do intestino. "A não ingestão de água pode levar à prisão de ventre e outras doenças intestinais e metabólicas", alerta o médico.

Funcionamento dos rins
A ingestão de água é uma das melhores formas de evitar as temidas pedras nos rins, orienta Aier. A ingestão na quantidade indicada facilita o trabalho dos órgãos na excreção de nutrientes desnecessários.

Transporte de nutrientes
Além das demais funções essencias para o organismo, a água ainda facilita o transporte de nutrientes pelo nosso corpo. "A baixa ingestão pode dificultar essa tarefa, evitando que esses nutrientes cheguem de forma adequada a todas as células deixando-as enfraquecidas".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade