Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Tomar banho quente pode ser tão benéfico quanto caminhar

Cientista descobre que uma hora na banheira equivale a 30 minutos de caminhada


postado em 26/03/2018 17:45 / atualizado em 26/03/2018 17:45

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)
Você prefere caminhar por 30 minutos ou tomar um longo banho quente de banheira? A resposta pode ser muito pessoal, mas um cientista descobriu que as duas coisas favorecem o organismo praticamente da mesma forma.

Segundo o estudo feito pelo pesquisador Steve Faulkner, da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, um banho quente, em temperatura constante de 40º C, pode levar ao gasto de 140 calorias, o que equivale a 30 minutos de caminhada. "Uma das coisas que estávamos buscando é o gasto de energia enquanto você está no banho. O que encontramos foi um aumento de 80% no gasto energético apenas como resultado de sentar na banheira por uma hora", comenta o cientista em entrevista para a rede britânica de TV BBC.

Outro fator que a pesquisa buscava entender diz respeito ao nível de glicose no sangue. Manter o açúcar em padrões normais na corrente sanguínea é um fator determinante para a medição do chamado "metabolismo fitness". O pesquisador britânico estava de olho no pico de glicose, ou seja, o nível máximo com que o açúcar sobe no sangue após uma refeição. isto serve de marcador de risco para diabetes tipo 2 e outras doenças metabólicas.

"O que descobrimos foi que o pico de glicose foi realmente um pouco menor após o banho, em comparação com o exercício. Isto foi completamente inesperado. Na verdade, os níveis de glicose pós-refeição dos nossos voluntários foram, em média, 10% mais baixos após os banhos do que após os exercícios", comenta Steve Faulkner.

Outro benefício do banho quente é a ação anti-inflamatório no corpo. "A resposta anti-inflamatória ao exercício é importante, pois ajuda a nos proteger contra infecções e doenças. O aquecimento passivo repetido pode contribuir para reduzir a inflamação crônica", diz o autor do estudo que avaliou 14 homens considerados saudáveis.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade