Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Manter um bonsai não é algo tão complicado

Especialista dá dicas para quem curte as 'árvores miniaturas'


postado em 24/04/2018 11:31 / atualizado em 24/04/2018 11:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Muito comum no Japão, o bonsai, apesar de ser uma espécie de "árvore em miniatura", corresponde a uma planta adulta que teve o crescimento interrompido por meio de uma poda especial. Normalmentente, ele é vendido em vasos e agrada todos os tipos de pessoas, combinando com qualquer ambiente. No Brasil, o bonsai também conquistou vários fãs, mas demanda cuidados específicos para manter a planta bonita e saudável.

Segundo Marcelo Muller, da Esalflores, de Curitiba (PR), qualquer planta pode virar um bonsai. "O tamanho do bonsai depende do vaso, que é essencial para fazer essa tradicional planta", comenta o especialista. A troca do vaso também deve ser realizada frequentemente (de dois em dois anos), de preferência por profissionais especializados.

Para o bonsai crescer e se manter saudável, o Sol, a água e os adubos são indispensáveis. De acordo com Muller, a árvore deve ficar perto de uma janela para ter incidência solar direta por no mínimo três horas diárias. Ela também pode ficar em ambientes externos, mas desde que se evite que a planta sofra com as mudanças climáticas, como Sol demais ou, até mesmo, geadas.

A quantidade de água é um dos cuidados mais importantes. Essa medida depende da temperatura. "A terra deve estar sempre úmida, nunca encharcada, e a planta não deve ter um pratinho embaixo. A checagem visual deve ser feita com frequência para perceber se o bonsai está precisando de água", destaca o especialista.

Ele lembra ainda que o fertilizante deve ser usado no mínimo a cada 20 dias, sempre seguindo as indicações do fabricante. Em excesso, pode até mesmo matar o bonsai. "O tipo do produto pode ser tanto os genéricos, quanto os específicos para árvores com flores e frutas", diz Marcelo Muller.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade