
"Os cães adultos são muito companheiros e ficam muito 'gratos' quando ganham um novo lar. Eles vão 'agradecer' por toda a vida", comenta Douglas Gouvea, que fornece serviço de adestramento pela GetNinjas.
Segundo o especialista, quando o cão adotado é adulto, costuma dar menos trabalho para se adaptar à nova casa em comparação com um filhote. O animal recém-nascido, ao ser desmamado, passa vários dias "chorando" a falta da mãe. O tutor precisa de muita paciência e carinho. Outro ponto que precisa ser levado em conta é que os cãezinhos estão em fase de aprendizagem e não sabem onde fazer as necessidades. Portanto, os donos necessitam de tempo disponível para ensinar as "boas maneiras" e para brincar e gastar a energia do filhote. Já um cão adulto não tem tanta energia e está mais acostumado a passar um tempo sozinho, além de aprender rapidamente o local certo de fazer as necessidades. Na maioria das vezes, eles mesmos procuram pelo lugar ideal.
Outra grande vantagem de adotar um animal adulto, conforme Douglas Gouvea, é que ele já é adotado com o corpo no tamanho real. Muitas vezes, quando o pet não tem raça definida, é difícil dizer se o porte dele é pequeno ou não – pode crescer mais que o esperado. Essa preocupação não existe quando o cão já está formado e que poderá ser compatível com o espaço físico do novo lar.
O adestrador lembra ainda que o temperamento do cachorro adulto também já está formado, o que facilita a vida dos donos. Ao procurar uma instituição para adotar o pet, o indicado é conversar com os responsáveis e explicar questões como rotina da casa, espaço físico e tempo disponível para dar atenção para o bichinho. Com isso, será possível encontrar o animal que melhor se adequará ao tutor. Por exemplo, com criança pequena em casa, o ideal é um animal mais calmo. Já se o espaço da casa for grande e precisar de um cão de "guarda", pode preferir um de porte maior ou mais agitado.
Para quem trabalha muitas horas por dia e quase não fica em casa, o ideal mesmo é levar um cão adulto para casa. "Os filhotes precisam de cuidado intensivo nos primeiros meses já os adultos logo se adaptam e esperam o novo dono com o rabinho abanando. A adoção de um cão adulto é uma ótima escolha e a adaptação é super rápida", afirma Michelle Araújo, sócia de Douglas Gouvea.