Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Arqueólogos encontram múmia de mil anos no Peru

A descoberta foi feita numa região próxima de Lima, capital do país


postado em 29/05/2018 15:43 / atualizado em 29/05/2018 16:08

A múmia de mil anos descoberta no Peru estava dentro de uma urna funerária, uma espécie de vaso (foto: Université Libre de Bruxelles/Divulgação)
A múmia de mil anos descoberta no Peru estava dentro de uma urna funerária, uma espécie de vaso (foto: Université Libre de Bruxelles/Divulgação)
Uma equipe de arqueólogos da Universidade Livre de Bruxelas, da Bélgica, encontrou uma múmia de cerca de mil anos de idade dentro de uma espécie de caixão vertical feito de algodão. A descoberta foi realizada em Pachacamac, um sítio arqueológico que fica na região costeira, perto de Lima, no Peru.

"Acreditamos que o enterro foi realizado entre os anos 1.000 e 1.200 de nossa era", diz o arqueólogo Peter Eeckhout, diretor das escavações, em comunicado enviado à imprensa. "O defunto está completamente envolto em um enorme pacote funerário que lhe serviu de caixão", completa o especialista.

De acordo com a equipe de pesquisadores, a descoberta arqueológica está associada à cultura Ichma, que viveu na região central do Peru entre os anos 900 e 1470 d.C. "As descobertas dessa natureza são raras, e o estado de conservação [da múmia] é excepcional", afirma Eeckhout.

Em sítios arqueológicos vizinhos a Pachacamac foram descobertos corpos preservados de forma similar e enterrados de cócoras, mas também foram encontradas múmias na posição fetal.

Com o objetivo de realizar uma pesquisa mais aprofundada, a equipe belga planeja estudar o conteúdo do "vaso-caixão" usando raios-X, tomografia axial, reconstrução tridimensional e outros métodos não invasivos.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade