Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Confira 10 dicas que podem reduzir o risco de câncer em até 40%

Evitar carne vermelha, álcool e sobrepeso e amamentar o bebê são algumas das dicas


postado em 24/05/2018 17:42 / atualizado em 24/05/2018 17:45

Segundo o Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer, evitar o consumo de carne vermelha e processada pode reduzir o risco de surgimento de tumor em até 40%(foto: Pixabay)
Segundo o Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer, evitar o consumo de carne vermelha e processada pode reduzir o risco de surgimento de tumor em até 40% (foto: Pixabay)
Evitar o consumo de bacon e de bebidas alcoólicas pode ajudar a reduzir o risco de câncer em até 40%, sugerem as novas diretrizes do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer (World Cancer Research Fund, ou WCRF na sigla em inglês), que são atualizados uma vez a cada 10 anos. A respeitada entidade internacional acaba de divulgar um plano com 10 recomendações que podem reduzir o risco de câncer em até 40%.

O levantamento do WCRF foi realizado por meio da revisão de diversas pesquisas, que envolviam mais de 51 milhões de pessoas.

Prevenir a obesidade constitui uma parte significativa das recomendações, já que o excesso de peso deve superar o tabagismo como o "maior fator de risco para o câncer", alerta a organização.

As conclusões do novo relatório, que foi baseado em uma análise abrangente de evidências, foram apresentadas no Congresso Europeu sobre Obesidade, que está sendo realizado em Viena, na Áustria, entre os dias 23 e 26 de maio de 2018.

Os especialistas lembram quem cerca de 40% dos tumores são considerados como "evitáveis". Eles ligaram a obesidade ou o excesso de peso a nada menos que 12 tipos de câncer, incluindo de fígado, ovário, próstata, estômago, boca e garganta, além de intestino, mama, vesícula biliar, rim, esófago, pâncreas e útero.

"Evitar o tabaco de qualquer forma, juntamente com uma dieta adequada e a prática de atividade física, mantendo o peso saudável, tem potencial a longo prazo para reduzir grande parte da carga global de câncer. No entanto, com as tendências atuais de diminuição da atividade física e do aumento da gordura corporal, espera-se que o número de casos de câncer no mundo continue aumentando até que essas questões sejam abordadas, especialmente levando em conta projeções de uma população envelhecida. Se as tendências atuais continuarem, o sobrepeso e a obesidade provavelmente ultrapassarão o tabagismo como o principal fator de risco para o tumor", alerta o documento do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer.

Segundo Giota Mitrou, diretor de financiamento de pesquisa e relações externas do WCRF, há "evidências muito fortes de que certos comportamentos e estilos de vida servem de modelo para a prevenção do câncer". "Nossa pesquisa mostra que é improvável que alimentos específicos ou certos nutrientes sejam os únicos fatores responsáveis por gerar ou proteger contra o câncer. Pelo contrário, diferentes padrões de dieta e de atividades físicas ao longo da vida se combinam para tornar a pessoa mais ou menos suscetível ao tumor", comenta Mitrou.

Confira os 10 passos do WCRF para reduzir em até 40% o risco de aparecimento de câncer:

  • Tenha um peso saudável (IMC entre 20 e 22)

  • Seja fisicamente ativo

  • Matenha uma dieta rica em cereais integrais, vegetais, frutas e feijões

  • Limite o consumo de fast-foods e outros alimentos processados ricos em gordura, amidos ou açúcares

  • Limite o consumo de carne vermelha e processada

  • Limite o consumo de bebidas açucaradas

  • Limite o consumo de álcool

  • Não use suplementos para prevenir câncer

  • As mães devem amamentar os bebês, se puder

  • Se tiver um diagnóstico de tumor, siga as recomendações do Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade