Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Criminosos criam novo golpe usando o nome da Receita Federal

Pessoas que pediram empréstimo recebem uma correspondência falsa cobrando IOF da operação financeira


postado em 22/05/2018 09:18 / atualizado em 22/05/2018 09:19

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Mais um golpe está sendo praticado no Brasil. Os criminosos estão usando o nome da Receita Federal para lesar pessoas que contraram empréstimo pessoal em instituições financeiras. De acordo com o Fisco, uma falsa notificação enviada pelos Correios exige do contribuinte o pagamento de uma taxa do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) para um suposto desbloqueio do valor do empréstimo junto a uma financeira qualquer.

O documento, falso, alega que o crédito ou financiamento só será desbloqueado mediante o recolhimento do imposto. Na correspondência, atribuída a um auditor-fiscal da Receita Federal, há dados bancários para depósito, além de assinatura falsificada.

O Fisco alerta que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. "O recolhimento do IOF é feito exclusivamente via Documento de Arrecadação de Receitas Federais [Darf]. Ademais, a cobrança e o recolhimento do IOF são efetuados pelo responsável tributário, ou seja, pela instituição que conceder o crédito", informa o órgão, em nota enviada à imprensa.

Também é possível identificar o golpe porque os estelionatários envolvidos no esquema costumam cometer erros de português, apresentar informações confusas ou incorretas, além orientações desencontradas. "Esses são alguns dos indícios de que a correspondência pode ser falsa", orienta a Receita.

Os contribuintes que forem vítimas desse golpe podem comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou enviar denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda, pela internet.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade