Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Descongestionante pode piorar o glaucoma

Especialista alerta para o uso irrestrito de remédio para desentupir nariz


postado em 25/05/2018 09:43 / atualizado em 25/05/2018 09:49

(foto: Consumerreports.org/Reprodução)
(foto: Consumerreports.org/Reprodução)
Com os dias mais secos, é normal que muitas pessoas procurem formas de desobstruir as vias aéreas, principalmente por meio dos descongestionantes nasais. Porém, a atitude que parece inofensiva pode piorar o glaucoma (lesão no nerso óptico). Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas (SP), a maioria dos remédios para nariz contraem os vasos do corpo todo e é por isso que alivia o entupimento. "O problema é que a medicação provoca inflamação nas paredes internas das narinas, o efeito passa rápido e para diminuir o desconforto é necessário pingar o remédio em intervalos cada vez menores", afirma o especialista.

Por isso, alerta o médico, pode piorar o glaucoma, maior causa de perda definitiva da visão e que afeta cerca 2% da população brasileira, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Queiroz Neto lembra que o glaucoma é uma doença crônica que não causa dor ou qualquer sintoma no início. Quanto antes for diagnosticada maiores são as chances de manter a visão. "A elevação da pressão intraocular causada pelo bloqueio do escoamento do humor aquoso, líquido que preenche o globo ocular, é o principal fator que provoca a morte das células ganglionares da retina e seus axônios, as fibras do nervo óptico. A morte dessas células leva à perda permanente da visão periférica", explica o especialista.

Também contribui com a progressão da doença a baixa perfusão ocular, ou seja, a menor circulação sanguínea, de humor aquoso e o uso de certos medicamentos. "É por isso que, ao contrair todos os vasos do corpo, inclusive do globo ocular, o uso prolongado de descongestionante nasal piora o glaucoma", alerta o oftalmologista.

Ele ressalta que os principais grupos de risco para desenvolvimento do glaucoma são os negros, os portadores de alta miopia, de diabetes, quem tem mais de 40 anos, possui córnea fina, e que já passou por trauma ocular ou tem histórico familiar. Por prevenção, Queiroz Neto recomenda que as pessoas que fazem parte desses grupos devem realizar exame de vista periodicamente.

Para quem está com o nariz entupido, a dica do médico é higienizar com soro fisiológico de manhã e à noite. Não desaparecendo o sintoma, a recomendação é consultar um otorrinolaringologista para descobrir a causa. Isso porque, além de agravar o glaucoma, o uso de descongestionante  pode causar hipertensão arterial e doenças cardíacas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade