Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Diesel brasileiro é composto de 10% de óleo vegetal, sabia?

O combustível passou a ter maior porcentagem de biodiesel este ano


postado em 23/05/2018 09:43 / atualizado em 23/05/2018 09:47

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Desde março deste ano, está vigorando a mudança no percentual de biodiesel adicionado ao óleo diesel vendido nos postos de gasolina. Agora, esse combustível passa a ter 10% do óleo vegetal – o tradicional é proveniente do petróleo.

O aumento na mistura entrou em vigor em março do ano passado, após aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em dezembro de 2016. Até então, o percentual da mistura era de 7%. Na ocasião, o CNPE definiu a elevação de 8% no percentual para março do ano passado e 9% para março de 2018.

O percentual de 10% só começaria a valer a partir de março do ano que vem, mas, em novembro de 2017, o CNPE decidiu antecipar a elevação, determinando que ela passasse a valer a partir de março.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), com a antecipação, a expectativa é que demanda pelo biodiesel cresça em um bilhão de litros neste ano. "A estimativa de consumo é de 5,3 bilhões de litros em 2018. A adoção do novo percentual no mês março coincide com o início da safra da soja [principal matéria-prima], melhor período em termos de abundância de oferta", informa a pasta.

Ainda conforme o ministério, a medida também abre espaço para "a redução das importações de óleo diesel, agrega valor na agroindústria do biodiesel, com relação direta com outras agroindústrias [grãos, oleaginosas, carnes] e induz a melhora da pauta de exportação do agronegócio [produtos processados ao invés de in natura]".

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade