Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Dieta cetogênica pode virar tratamento para pacientes com Alzheimer

Retirada do açúcar da dieta pode ajudar a recuperar a função mental


postado em 28/05/2018 17:42 / atualizado em 28/05/2018 17:42

A restrição na ingestão de carboidratos, característica da dieta cetogênica, pode ajudar pacientes que sofrem com os danos causados pelo Mal de Alzheimer(foto: Pixabay)
A restrição na ingestão de carboidratos, característica da dieta cetogênica, pode ajudar pacientes que sofrem com os danos causados pelo Mal de Alzheimer (foto: Pixabay)
Uma pesquisa realizada pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Alzheimer & Dementia: Translational Research & Clinical Intervention, aponta que a dieta cetogênica, que reduz drasticamente o consumo de carboidrato, por significar uma nova opção de tratamento e de aumento da qualidade de vida para portadores do Mal de Alzheimer, doença degenerativa que leva à perda de memória e demência.

No estudo piloto, 10 portadores de Alzheimer mudaram a alimentação por três meses e foram submetidos à dieta cetogênica, baseada em ingestão mínima de carboidratos e rica em gorduras, que faz com que o corpo passe a usar a gordura como fonte de energia. Os portadores da doença foram avaliados antes e depois desse período de três meses. "Após o período de dieta, houve melhora da função mental, incluindo a memória e, um mês após ter sido interrompida, pacientes voltaram ao estado mental inferior, semelhante como estavam antes da pesquisa", comenta o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto, diretor da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Segundo o especialista, o Alzheimer cria dificuldades para os neurônios utilizarem a glicose como fonte de energia para a célula. A dieta cetogênica, por sua vez, aumenta o consumo da gordura pelo corpo como forma de obtenção de energia para a célula e reduz a dependência do carboidrato para essa função. Com menos açúcar, fica reduzida a produção de insulina, o que faz o fígado oxidar a gordura existente no organismo, gerando "corpos cetônicos", que são usados pelos neurônios doentes como forma de energia, já que não conseguem utilizar a glicose.

"Só no Brasil, temos 1,5 milhão de pessoas com Alzheimer e essa doença ainda não tem cura. O resultado desse estudo, apesar de estar na fase piloto, nos deixa esperançosos e aponta um novo caminho para o tratamento e melhor qualidade de vida para as pessoas acometidas por esse tipo de demência", ressalta o médico.

A dieta cetogênica elimina das refeições todos os alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, batata, milho, pães, bolos e doces) e aumenta o consumo de alimentos ricos em gorduras, como queijos, creme de leite e iogurtes sem açúcar, mantendo boa quantidade de proteínas na alimentação, como carnes, peixes e ovos. O neurocirurgião lembra que, antes de mudanças radicais nos hábitos alimentares é preciso consultar o médico para definir a melhor dieta para cada caso.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade