Publicidade

Estado de Minas PET

Esqueça a história de que cada ano do cão equivale a sete dos humanos

Os cachorros amadurecem mais rápido, mas envelhecem de forma devagar


postado em 07/05/2018 08:48 / atualizado em 07/05/2018 09:09

Muita gente acredita que cada ano de vida do cachorro equivale a sete dos humanos, mas, isso é um boato. Os pets amadurecem mais rápido, só que num ritmo diferenciado(foto: Pixabay)
Muita gente acredita que cada ano de vida do cachorro equivale a sete dos humanos, mas, isso é um boato. Os pets amadurecem mais rápido, só que num ritmo diferenciado (foto: Pixabay)
Você acredita na afirmação de que cada ano do cachorro equivale a sete dos humanos? Essa é uma crendice que ainda permanece forte no imaginário popular. De acordo com o portal de notícias científicas Science Alert, embora não se saiba quando surgiu a teoria de que cada ano canino seria equivalente a sete dos nossos, as pessoas têm tentado encontrar uma maneira de calcular a idade dos cachorros desde o século XIII.

Um exemplo disso consta numa inscrição que pode ser encontrada na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, que data do ano de 1268 e que traz a informação de que cada ano humano equivaleria a nove anos caninos. Esse cálculo, na verdade, não foi realizado para satisfazer a curiosidade em relação ao pet, e sim, como uma forma inusitada de calcular o fim do mundo nos anos 1200, informa o Science Alert.

De qualquer modo, a teoria dos "sete anos" é considerada recente. Em entrevista para o jornal americano The Wall Street Journal, o veterinário William Fortney, professor da Universidade Estadual do Kansas, nos EUA, comenta que essa crendice foi inventada e não tem nenhuma base científica. "Meu palpite é que seja uma jogada de 'marketing'. Foi uma maneira de incentivar os donos a levarem seus animais de estimação ao veterinário pelo menos uma vez por ano", afirma o especialista.

O professor lembra que, se os humanos realmente envelhecessem sete vezes mais devagar do que os cães, muitos de nós poderiam começar a reproduzir aos 7 anos de idade e viver até os 150. Claro que isso não condiz com a verdade. "A razão pela qual os cães podem atingir a plena maturidade sexual depois de apenas um ano de vida é porque nossos amigos caninos envelhecem mais rápido durante os dois primeiros anos de vida do que os humanos", explica Fortney.

Porém, o veterinário salienta que a taxa de envelhecimento do cão depende muito do porte físico – os menores tendem a ter uma longevidade maior. Além disso, os pets amadurecem mais rápido no começo da vida e reduzem o envelhecimento com o passar do tempo.

Para comparar o tempo de vida do cãozinho com o dos humanos, confira a tabela, abaixo, levando em conta que as raças consideradas pequenas têm até 9,5 kg; as raças medianas, de 9,6 kg a 22 kg; as raças de grande porte pesam entre 23 kg e 40 kg; e as raças gigantes são acima de 41 kg:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade