Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Existe um tratamento minimamente invasivo para a artrose

Uso de radiofrequência pode reduzir as temidas dores nas articulações


postado em 03/05/2018 15:41 / atualizado em 19/11/2018 08:43

A artrose é um problema inflamatório degenerativo que afeta as articulações e provoca dor crônica. A boa notícia é que pode ser tratada sem o uso de cirurgias(foto: Hand411.com/Reprodução)
A artrose é um problema inflamatório degenerativo que afeta as articulações e provoca dor crônica. A boa notícia é que pode ser tratada sem o uso de cirurgias (foto: Hand411.com/Reprodução)
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 15 milhões de pessoas sofrem com a artrose, doença ques está entre as quatro que mais reduzem a qualidade de vida do paciente. O ortopedista Otávio Melo lembra que o problema inflamatório é degenerativo e afeta as articulações. "A doença envolve tanto as cartilagens, ossos e pode ocorrer em todas as articulações do corpo, incluindo joelhos, coluna e mãos. As consequências são muitas dores e déficit de movimento com rigidez", comenta o especialista.

Mas, o médico lembra que existe uma nova técnica capaz de reduzir ou eliminar as dores causadas pela artrose, sem a necessidade de cirurgias invasivas ou colocação de próteses. "Trata-se da rizotomia percutânea por radiofrequência, um procedimento rápido, eficaz e sem cortes. Por meio de eletrodos em formato de agulhas, posicionados precisamente sobre os nervos responsáveis pela dor, é realizada a aplicação de uma radiofrequência que reduz a condução do impulso doloroso", explica o ortopedista.

Ainda de acordo com Otávio Melo, o procedimento leva poucos minutos e favorece o alívio das dores por um longo período, sendo mais durador que as infiltrações e bloqueios. "O paciente recebe alta logo após o procedimento e já percebe a redução ou eliminação da dor imediatamente. Dessa forma, é possível suspender ou diminuir drasticamente o uso de medicamentos analgésicos, e realizar atividades físicas que antes seriam impossíveis devido a dor", garante o especialista.

O ortopedista acrescenta que o procedimento não necessita de cortes nem pontos, sendo realizado com auxílio de aparelhos de radiologia ou ultrassom. Além disso, ele é destinado a pessoas que sofrem de dor crônica resultante da artrose e que não querem ou não podem ser submetidas a procedimentos mais agressivos, como cirurgias.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade