Você senta de forma correta na frente do computador?

A postura inadequada pode causar inúmeros danos à saúde musculoesquelética

por Da redação com assessorias 23/05/2018 14:22

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(foto: Pixabay)
Se você trabalha sentado, fazendo um cálculo rápido e contabilizando o tempo gasto no deslocamento e na intervalo do almoço, pode ficar cerca de 11 horas por dia nessa posição. Ou seja, em 70% do dia você acaba ficando sentado. O problema é que o corpo humano não foi feito para ficar parado e muito menos, nessa posição durante tantas horas. Essa postura traz inúmeros malefícios para a saúde.

Segundo a fisioterapeuta Walkiria Brunetti, o ruimé que o corpo acaba se adaptando às posturas incorretas, porque o cérebro se acostuma. "Chega um momento em que o cérebro entende que aquela postura está boa ou se tornou um hábito para aquela pessoa porque não a incomoda. Mas, os efeitos da má postura irão se acumular e podem causar sérios problemas na saúde musculoesquelética", esclarece a especialista.

A fisioterapeuta comenta os erros mais comuns na hora de sentar:

  • Sentar sobre uma das pernas: esta postura é péssima para a saúde musculoesquelética. Ela sobrecarrega joelhos, quadris e coluna. Leva a um desgaste maior das articulações dos joelhos, principalmente, e ao encurtamento dos músculos dos quadris, coxas e coluna. "Também pode levar à contratura, um processo inflamatório que leva a dores musculares. Além de todos esses malefícios, mulheres com tendências a varizes devem ficar atentas, pois essa posição prejudica a circulação sanguínea nas pernas e pode agravar o quadro", afirma Walkiria Brunetti

  • Cruzar as pernas ao sentar: pode até parecer elegante, mas causa um enorme prejuízo para a saúde musculoesquelética. "Prejudica os quadris, podendo levar a um desvio, como também ao encurtamento da musculatura da bacia. Também pode causar dor no nervo ciático e afetar a circulação de sangue nas pernas, aumentado a chance de desenvolver varizes", diz a fisioterapeuta

  • Sentar na borda da cadeira: essa posição é prejudicial para a coluna, podendo causar um processo inflamatório nos músculos do core (que estabilizam a coluna). "Outro ponto é que esta posição comprime muito a área do cóccix, podendo causar dores na região. A chance de curvar-se para frente também é maior, piorando a cifose [corcunda]"

  • Cadeira na altura inadequada: segundo Walkiria, a altura da cadeira, principalmente para usar o computador ou estudar, é fundamental para prevenir dores musculares. Cadeiras em posição muito alta, sem deixar os pés tocarem o chão, ou muito baixas, são prejudiciais. As dores podem afetar pescoço, ombros, braços, pernas e costas

  • Sentar sem apoiar as costas: algumas cadeiras têm design bonito, mas não são pensadas para dar apoio à coluna. "Sem o apoio correto para a coluna, as dores podem afetar o pescoço, costas e até mesmo o braço. Quando a pessoa tende a vir para frente, também piora a cifose, assim como a musculatura abdominal pode ficar mais flácida, dando o aspecto de saliência para a barriga", comenta a especialista

Vícios de postura

A fisioterapeuta lembra ainda que, quem trabalha sentado por muito tempo, deve criar o hábito de se levantar a cada 40 minutos, fazer um alongamento e uma pequena "caminhada", como para beber água, por exemplo.

Mas, para quem já está sofrendo as consequências da postura errada, existem tratamentos que não envolvem medicamentos ou cirurgias. "Podemos trabalhar com a Reeducação Postural Global [RPG]. Depois, uma ótima indicação seria o paciente praticar Pilates. O método é excelente para a postura, assim como fortalece os músculos do core que dão estabilidade para a coluna, o que também ajuda a adotar posturas mais saudáveis", diz Walkiria Brunetti.

Abaixo, a especialista dá dicas para se sentar de forma correta:

  • Escolha uma cadeira ergonômica, com apoio para as costas e braços, além de regulagem de altura

  • A altura certa da cadeira é aquela em que os pés ficam retos no chão, sem pressionar as coxas

  • A coluna deve ficar reta, apoiada no encosto da cadeira

  • Os joelhos e quadris precisam formar um ângulo igual ou maior que 90º em relação ao assento

  • As dobras dos joelhos devem encostar no assento da cadeira, porém, sem fazer pressão

  • Os ombros devem estar relaxados com cotovelos próximos ao corpo

  • O monitor precisa estar na altura dos olhos, distante cerca de 50 cm do rosto

  • A cadeira precisa se encaixar embaixo da mesa, porque as que possuem braços muito altos obrigam a pessoa a ficar longe do computador, aumentando a tendência de levar o corpo para frente ao digitar

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