Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Afta pode ser fruto de alimentos ácidos e até de doenças graves

As feridas na língua ou na mucosa da boca merecem atenção


postado em 11/06/2018 10:28 / atualizado em 11/06/2018 10:48

(foto: Mdsaude.com/Reprodução)
(foto: Mdsaude.com/Reprodução)
É só comer determinado tipo de alimento que surgem as chatas feridas na boca, que causam dor e desconforto. As famosas aftas são lesões arredondadas, com tonalidade amarelada ou vermelha. Elas podem surgir na mucosa bucal, nas gengivas e na língua, aparecendo de forma isolada ou múltipla. Podem ser resultado de traumas; da deficiência de ferro e de vitaminas como B9 (ácido fólico), B6 e B12; de histórico familiar; de distúrbios gastro-intestinais; de problemas hormonais; da alimentação muito ácida; e até mesmo situações de estresse.

Segundo a dentista Rosane Menezes Faria, da Caixa Seguradora, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes. Alguns tipos de câncer na cavidade em sua fase inicial também possuem o aspecto da afta. Além disso, lesões semelhantes estão ligadas a algumas doenças autoimunes como, por exemplo, o pênfigo vulgar (bolhas).

Para prevenir o problema, a causa deve ser identificada. Se, por exemplo, houver deficiência de vitamina ou alguma alteração gastrointestinais que justifique, o indivíduo deverá procurar um médico para corrigir. Se o problema estiver ligado à acidez, a especialista lembra que alguns alimentos cítricos devem ser evitados como como abacaxi, kiwi, limão ou até mesmo tomate, pois eles podem desencadear o quadro de estomatite aftosa.

Tratamentos com pomadas e cremes que possuem ação antibacteriana, antisséptica e anestésica aliviam a dor causada pelas aftas. Além desses recursos, há outras formas de tratar localmente as feridas, tais como enxaguantes bucais, gel anestésico e spray bucal. A dentista explica que, dependendo do caso, um ou mais desses tratamentos alternativos podem ser recomendados como forma de complementar ao uso das pomadas.

"O bicarbonato de sódio, que pode ser facilmente comprado em farmácias e alguns mercados, pode auxiliar no combate as aftas, pois é capaz de reduzir a acidez da saliva, diminuindo os riscos de ocorrência. No entanto, sua aplicação em exagero pode acabar agravando o problema. Por isso, é necessário ter cuidado com a quantidade de bicarbonato se ele for usado nesse tratamento", alerta Rosane Faria.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade