Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Bella Falconi chama atenção dos fãs para o diabetes gestacional

Em post no Instagram, a musa fitness revela ter risco de sofrer com essa doença


postado em 05/06/2018 10:25 / atualizado em 05/06/2018 10:44

Em post no Instagram, a musa fitness mineira Bella Falconi revelou que corre o risco de ter diabetes gestacional. Ela está grávida de sete meses de sua segunda filha(foto: Instagram/bellafalconi/Reprodução)
Em post no Instagram, a musa fitness mineira Bella Falconi revelou que corre o risco de ter diabetes gestacional. Ela está grávida de sete meses de sua segunda filha (foto: Instagram/bellafalconi/Reprodução)
Famosa por ser uma musa fitness e digital influencer, a mineira Bella Falconi, de 33 anos, fez uma publicação em sua conta oficial no Instagram (onde possui mais de 3,3 milhões de seguidores) na segunda, dia 4 de junho, para revelar aos fãs que sua gravidez precisa ser monitorada, já que corre o risco de contrair o Diabetes mellitus gestacional.

"Hoje resolvi dividir com vocês um pouco do que estou vivendo e lembrá-los que absolutamente ninguém está isento de riscos, embora eles possam ser sempre diminuídos. Minha falta de rotina está tão intensa que esperei até o limite [28 semanas] para fazer meus exames e só agora constatei que minha curva glicêmica para diabetes gestacional está alta. Justo eu? Tão saudável? Sim. Todas nós gestantes corremos alguns riscos, principalmente porque durante a gestação os hormônios que são produzidos pela placenta acabam atrapalhando a secreção de insulina pelo pâncreas, aumentando a chance de diabetes durante esse período", diz Bella Falconi, que está grávida de sete meses, no post que já foi visto mais de 239 mil vezes.

Apesar de ser conhecida por manter uma rotina de treinos e ter uma dieta saudável, sempre regrada, a musa fitness lembra que não recebeu o diagnóstico de diabetes gestacional, mas que seus exames demonstram que está "no limite". "Agora estou ainda mais atenta na alimentação, consumindo apenas carboidratos de baixo IG [índice glicêmico] e absolutamente nada de doces, nem no final de semana", diz Falconi, que já é mãe da pequena Victória, de 2 anos, e está esperando mais uma menina, chamada Stella.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, essa doença é o problema metabólico mais comum na gravidez e pdoe afetar de 3% a 25% das mulheres gestantes, dependendo do grupo étnico, da população e do critério diagnóstico utilizado. "Na primeira consulta pré-natal deve ser solicitada glicemia de jejum. Caso o valor encontrado seja maior ou igual a 126 mg de açúcar por decilitro de sangue, é feito o diagnóstico de diabetes mellitus pré-gestacional", informa um texto disponibilizado no site da entidade médica.

Principais fatores de risco para o diabetes gestacional, conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes:

  • Idade superior a 35 anos

  • Sobrepeso, obesidade ou ganho excessivo de peso na gravidez

  • Gordura abdominal excessiva

  • História familiar de diabetes em parentes de primeiro grau

  • Crescimento fetal excessivo, polidrâmnio (líquido amniótico aumentado), hipertensão ou pré-eclâmpsia na gravidez

  • Ter tido abortos, malformações, morte fetal ou neonatal, macrossomia (feto com dimensões exageradas) e diabetes em outras gestações

  • Síndrome de ovários policísticos

  • Baixa estatura (menos de 1,5 m)

A entidade médica explica que o tratamento inicial do diabetes egstacional consiste na correção da alimentação, permitindo o ganho de peso adequado e o controle metabólico, além da recomendação da prática de atividade física, respeitando as contraindicações médicas. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de insulina.

"Atividades físicas também são importantes e pretendo voltar a minha rotina em mais uma ou duas semanas quando chegar nos Estados Unidos, onde temos uma academia em casa. [...] Cuidem-se, pois realmente somos muito 'frágeis' nesse mundo e tudo pode mudar num piscar de olhos. Eu não me culpo, pois sei que qualquer mãe pode passar por isso, mas agora sei que está em minhas mãos controlar para que meu quadro não se desenvolva para diabetes gestacional e tudo fique bem até o dia da Stellinha chegar. Não deixem de fazer exames periódicos, consultar seu médico e cuidar da alimentação e treino. A vida é uma só", finaliza Bella Falconi no post do Instagram.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade