Confira dicas para envelhecer bem desde os 30 anos

Especialista mostra como manter o corpo e a mente saudáveis

por Da redação com assessorias 29/06/2018 15:55

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(foto: Pixabay)
Segundo os especialistas, para envelhecer com saúde, a melhor dica é pensar na velhice já a partir dos 30 anos. "Para ter qualidade de vida após os 60 anos, precisamos nos preparar com antecedência quando estamos no auge do nosso vigor, já que a proposta é manter a vitalidade e a saúde física e mental no nível mais alto possível durante toda essa fase", afirma o naturopata Daniel Alan Costa, do hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP).

Então, se você é jovem, siga as dicas do especialista para ter uma velhice com qualidade, adotando um estilo de vida natural que pode preservar e muito a saúde:

  • Pratique exercícios físicos todos os dias. Práticas orientais como tai chi chuan, ioga e lian gong são excelentes para o corpo e para a mente. Outra opção é a musculação, sempre com a orientação de um profissional capacitado. Depois dos 30 anos a perda de massa muscular se intensifica, chegando a 40%

  • Não fume e evite a ingestão de carne vermelha, pois liberam substâncias que causam envelhecimento precoce

  • Dê preferência aos alimentos com antioxidantes naturais, que previnem doenças, rugas e flacidez, como os carboidratos integrais, frutas e verduras

  • Tome Sol diariamente nas primeiras horas da manhã; ande descalço sobre a grama molhada de orvalho; vá à praia andar na areia, na beira do mar; tome banho de cachoeira

  • Abuse do repouso adequado, para restabelecer as células, pois elas "amam" um descanso restaurador; valorize a amizade, o sorriso, o abraço, a gratidão, a alegria, pois tudo isso produz endorfina, hormônio capaz de reenergizar as defesas do corpo

  • Mantenha a curiosidade intelectual aprendendo uma nova atividade para conservar a mente lúcida e alerta. Viaje, estude um novo idioma, faça algo que nunca fez, abuse das palavras cruzadas pois assim a mente permanece jovem e o cérebro bem irrigado

  • Aprenda a meditar. A meditação, comprovada cientificamente, diminui a ansiedade, aumenta a estabilidade emocional, a criatividade, a alegria, desenvolve a intuição, diminui a pressão arterial, diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, musculares, articulares, aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor e o comportamento e melhora o sistema imunológico

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