Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Excesso de exercícios faz jovem ficar internado com doença rara

O americano de 17 anos foi vítima da rabdomiólise


postado em 05/06/2018 08:00 / atualizado em 05/06/2018 08:27

O jovem americano Jared Shamburger exagerou nos exercícios físicos e acabou sendo vítima de uma condição raríssima chamada rabdomiólise(foto: WCVB-5/Reprodução)
O jovem americano Jared Shamburger exagerou nos exercícios físicos e acabou sendo vítima de uma condição raríssima chamada rabdomiólise (foto: WCVB-5/Reprodução)
Todos nós sabemos que atividades físicas trazem inúmeros benefícios para a saúde. Porém, quando realizados em excesso, os exercícios podem gerar um efeito totalmente contrário. Foi o que ocorreu com o jovem americano Jared Shamburger, de apenas 17 anos, da cidade de Needham, em Massachusetts (EUA), que praticou levantamento de peso por 90 minutos ininterruptos. De acordo com o site de notícias científicas Science Alert, ele precisou ficar internado por cinco dias após ser diagnosticado com uma condição extremamente rara – no Brasil existe um caso para cada grupo de 150 mil pessoas.

Ainda segundo o Science Alert, a causa da internação de Jared foi um tipo de lesão muscular gravíssima chamada rabdomiólise. Quando isso acontece, o músculo lesionado rompe e libera substâncias tóxicas na corrente sanguínea, como a miogloblina, que podem levar à falência de órgãos vitais, como os rins e o coração.

"Era super dolorido, tudo doía. Doía se me tocassem. Fiquei até inchado", conta Jared Shamburger ao canal de TV local WCVB-5. O problema surgiu no início de maio deste ano, e como os sintomas não desapareciam, a mãe do jovem, Judy Shamburger, fez uma pesquisa na internet (o famoso "Doutor Google" não é recomendado pelos médicos) e descobriu que ele poderia ter sofrido rabdomiólise. Foi então que ela levou o filho para o hospital, onde as suspeitas foram confirmadas pelos especialistas.

O rapaz apaixonado por musculação teve sorte de chegar ao centro médico a tempo e seus rins não pararam totalmente de funcionar. Segundo o Science Alert, ele precisou ficar os cinco dias internados para retomar o funcionamento normal desse órgão vital.

Os sintomas mais comuns da rabdomiólise são dores musculares, vômito, confusão mental, batimento cardíaco irregular e alterações na coloração da urina. Esse tipo de lesão muscular é mais comum em pessoas que têm membros esmagados em acidentes, mas também pode afetar quem pratica atividades físicas deliberadamente, como foi o caso do americano Jared Shamburger.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade