Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Facebook revela que publicações restritas de milhões de usuários se tornaram públicas

O erro, segundo a empresa, ocorreu entre os dias 18 e 21 de maio


postado em 08/06/2018 08:00 / atualizado em 08/06/2018 08:14

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Sabe quando você publica uma foto no Facebook que só poderia ser visualizada pelos seus amigos? Pois é, na quinta, dia 7 de junho, foi divulgado pela empresa que esse conteúdo pode ter ficado disponível para qualquer usuário da rede social criada por Mark Zuckerberg. Isso porque ocorreu um erro no sistema de privacidade do Facebook, o que levou postagens privadas de milhões de usuários a serem exibidas publicamente.

A falha foi detectada entre os dias 18 e 27 de maio e pode ter afetado cerca de 14 milhões de usuários da rede social.

Com isso, as imagens, mensagens e publicações que, em princípio, haviam sido marcadas para serem exibidas apenas para amigos ou grupos reduzidos de pessoas, acabaram sendo divulgadas para os demais usuários, sem qualquer aviso prévio.

O Facebook afirma que começou a notificar os usuários afetados pelo erro e que está recomendando que façam uma revisão do conteúdo disponibilizado nesse período.

"Pedimos desculpa por esse erro. Consertamos o problema e, a partir de hoje [7 de junho], o estamos divulgando para todos os afetados e pedindo que revisem as publicações que fizeram nesse período", diz Erin Egan, responsável por Privacidade do Facebook, em comunicado público.

A rede social não deu maiores detalhes sobre o que teria causado esse problema. Ainda assim, o que chama a atenção é que o caso ocorreu depois do escândalo do uso irregular de dados de milhões de usuários pela consultoria britânica Cambridge Analytica – as informações privadas foram usadas na campanha eleitoral dos Estados Unidos em 2016.

(com Agência EFE e Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade