Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Inverno também pode afetar a saúde bucal

Mudanças drásticas de temperatura, por exemplo, podem causar dor de dente


postado em 26/06/2018 12:51 / atualizado em 26/06/2018 12:57

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
As mudanças drásticas de temperatura durante os dias de Inverno (manhãs e noites frias e tardes quentes) podem afetar também a saúde bucal, sabia? Quando há o resfriamento do esmalte dos dentes e da dentina, a baixa temperatura pode atingir a polpa dentária (canal), uma área cheia de terminações nervosas, causando sensação de dor.

"Essas terminações são rapidamente sensibilizadas pelo frio, que reagem transmitindo o impulso nervoso, que gera a sensação de dor", explica o cirurgião-dentista Marcelo Kyrillos, do Grupo Ateliê Oral, de São Paulo (SP). Segundo o especialista, qualquer pessoa pode estar suscetível a essa sensação de aumento da dor de dente na época mais gelada do ano, mas ela é mais frequente para quem respira pela boca, bem como para os que já sofrem de sensibilidade dentária. "Há algumas opções de tratamentos para quem tem os dentes mais sensíveis, desde os mais simples aos mais avançados, como a fluorterapia, a laserterapia, entre outros. Somente depois de um diagnóstico realizado por um profissional será possível conhecer o tratamento mais indicado", afirma o dentista.

Uma boa dica para não correr o risco de ter sensibilidade é evitar os agentes causadores da dor. "Consumir menos alimentos ácidos, como laranja, limão, vinho, utilizar um escova macia e não aplicar muita força na hora da escovação, a fim de agredir menos a gengiva pode ajudar bastante", orienta Marcelo Kyrillos.

Outra situação que pode desencadear a dor de dente causada pelo ar frio é algum problema bucal que deixe a dentina exposta ou sensível, como uma cárie mais severa ou outro tipo de trauma. "O primordial é descobrir o fator causador da sensibilidade para tratar o problema. Se for cárie, é preciso fazer uma restauração; se for fratura, arrumar o dente. No caso de retração gengival, conversar com o dentista para avaliar o melhor tratamento. Hoje também existem no mercado pastas para dentes sensíveis. Esses cremes preenchem os túbulos dentinários ou bloqueiam a ação do nervo", diz o especialista.

Além disso, até a sinusite pode afetar os dentes superiores. Por estarem ligadas ao maxilar, as raízes dos dentes molares e pré-molares são afetadas sempre que a sinusite se manifesta, provocando um incômodo muito parecido com a dor de dente, esclarece Marcelo. Ele compelta, dizendo que esse tipo de dor é passageira e específica de uma situação, ou seja, assim que as causas sumirem, a dor deve ir embora junto.

A alta incidência de gripes e resfriados nesta época do ano também contribui para problemas bucais. As doenças virais podem ser transmitidas pela boca e têm como sintoma o ressecamento da cavidade oral. Para prevenir a contaminação, a dica é não compartilhar acessórios que entram em contato com dentes e lábils, como batons e escovas de dente, e manter a higienização adequada da boca.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade