Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Muitas pessoas não sabem que têm diabetes tipo 2

Doença é séria e sintomas podem passar despercebidos


postado em 25/06/2018 09:26 / atualizado em 25/06/2018 09:31

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes tipo 2 acomete 425 milhões de pessoas no mundo, sendo 14 milhões somente no Brasil. Apesar de ser um problema tão comum, cerca de 50% dos diabéticos não sabem que são vítimas da patologia, de acordo com o Atlas 2017 da International Diabetes Foundation (Fundação Internacional de Diabetes). Além disso, o levantamento alerta que os pacientes não só negligenciam a condição, como não reconhecem suas consequências, que podem ser fatais.

Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte nas pessoas que sofrem com o diabetes tipo 2. "Os pacientes ainda associam a condição com perda de visão, amputação de membros inferiores, insuficiência renal e desconhecem ou esquecem que o diabetes tipo 2 aumenta de duas a quatro vezes as chances de infarto ou AVC [Acidente Vascular Cerebral]", comenta o endocrinologista Luiz Turatti, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Há ainda outro fator comprometedor em relação à patologia: o diabetes tipo 2, que representa 90% dos casos da doença no mundo, se desenvolve lentamente ao longo dos anos, sendo que nem sempre o paciente apresenta sintomas. "Por ser uma doença silenciosa, o diagnóstico pode ser tardio, e, como acontece em todas as doenças, sabemos que o quanto antes iniciarmos o tratamento, melhores serão os resultados e menores as consequências negativas para o organismo", alerta o médico.

Mais incidente em pessoas acima dos 45 anos, embora atinja todas as idades e ambos os sexos, a doença costuma acometer quem já tem histórico na família, envolvendo assim fatores genéticos. Entre outros indícios relacionados à condição estão a obesidade (principalmente quando ocorre acúmulo de gordura abdominal), o sedentarismo e o próprio envelhecimento, afinal, ao longo dos anos ocorre um processo natural que ocasiona um declínio gradual de algumas funções do organismo.

Porém, segundo Luiz Turatti, existem outros sintomas relacionados ao diabetes tipo 2 que podem sinalizar algo errado. "O sentir-se cansado durante o dia, principalmente após as refeições; a sensação de fome constante, ainda mais após encerrar a refeição; urinar de forma mais recorrente do que o normal, particularmente à noite; sede excessiva; visão embaçada; coceiras na pele; má cicatrização; infecções recorrentes; além de perda ou ganho de peso sem causas aparentes; e redução de massa muscular", afirma o especialista.

Para o médico, o diabetes tipo 2 poderia ser controlado se as pessoas se conscientizassem sobre a gravidade da doença e adotassem práticas preventivas que requerem basicamente mudança no estilo de vida. "O ideal seria que as pessoas seguissem dietas balanceadas, ricas em vegetais, fibras e consumissem menos alimentos industrializados. A prática regular de atividades físicas é outra maneira de prevenir e controlar a doença, inclusive faz parte do tratamento", esclarece.

Diferentemente do tipo 1, que está ligado ao sistema imunológico, o diabetes tipo 2 é adquirido e surge quando o corpo cria resistência aos efeitos da insulina, a forma com que o organismo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A condição também pode estar relacionada à quantidade insuficiente de insulina produzida pelo organismo.

Check-ups anuais são essenciais para ajudar na detecção do diabetes tipo 2 e de outras doenças. Um exame de sangue simples pode revelar a condição, uma vez que são checadas alterações nas taxas de glicemia.

Fora as mudanças de hábitos de vida, em alguns casos, o tratamento do diabetes tipo 2 envolve a prescrição de medicamentos que auxiliam no controle das taxas de glicemia no sangue. Existem hoje diferentes tipos de opções terapêuticas, que evoluíram significativamente nos últimos anos. "Cabe ao médico, juntamente com o paciente, estabelecer o melhor tratamento, aquele que se adapta a cada caso. Essas drogas auxiliam o pâncreas a produzir mais insulina, diminuindo a absorção de carboidratos e aumentando à ação do hormônio no organismo", diz Luiz Turatti.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade