Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Queimadas preocupam devido à estiagem em grande parte do Brasil

Três estados já concentram 55% dos focos de incêndio em 2018


postado em 28/06/2018 10:24 / atualizado em 28/06/2018 10:36

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Desde o início de 2018 já foram registrados cerca de 216 mil focos de incêndios em áreas florestais e de lavoura em todo o Brasil, de acordo com informação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com isso, o número de focos de incêndio entre janeiro e junho deste ano já é 52% maior do que o registrado no mesmo período de 2017.

Os três estados com o maior número de queimadas são Roraima, Mato Grosso e Tocantins. Juntos, eles somam cerca de 55% dos focos de incêndio registrados em todo o país nesse período.

Uma das causas do aumento no número de queimadas em áreas florestais e de lavoura pode ser a estiagem mais longa em 2018. Mas, conforme bombeiros e especialistas, o desmatamento e a degradação ambiental também são fatores responsáveis pela ampliação dos focos de incêndio.

Segundo Rodrigo Maciel, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil de Roraima, estado que lidera o número de incêndios florestais este ano, apesar de estarem passando por um período de chuvas, as consequências das queimadas ainda podem ser percebidas, especialmente nas áreas florestais.

"A vegetação florestal depois que você perde ela pela ação do fogo, demora alguns anos para se recuperar. A gente vê isso em algumas serras aqui próximo, que tem a vegetação de floresta densa e, por conta do fogo, parte dela que foi queimada destoa visualmente da parte que está conservada", comenta Maciel.

Para tirar Roraima do topo de lista dos focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros faz agora uma campanha permanente de combate às queimadas. Já o Inpe investiga práticas que influenciam desmatamento na Amazônia. A Floresta Amazônica concentra mais da metade da biodiversidade da Terra, além de um terço das florestas tropicais do planeta.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade