Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Saiba mais sobre a incontinência urinária nos homens

Problema pode surgir com a idade ou devido ao câncer de próstata


postado em 19/06/2018 15:51 / atualizado em 19/06/2018 16:17

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
A dificuldade em conter a urina, também conhecida como incontinência urinária, é uma condição muito comum e afeta muitos homens. O problema está diretamente relacionado a fatores como idade e até mesmo câncer de próstata.

Os sintomas mais comuns da incontinência são a necessidade extrema de urinar e perda de urina constante. O diagnóstico é realizado por meio de exames físicos e complementares, incluindo de urina, ultrassonografia e raio-x da bexiga.

"O tratamento adequado só pode ser recomendado após entendimento do diagnóstico, pois existem diferentes tipos e níveis de incontinência urinária e o tratamento pode envolver terapia comportamental, reabilitação pélvica, estimulação elétrica e cirurgia, para casos que não respondem bem ao tratamento clínico", esclarece o urologista Paulo Rodrigues, parceiro da Bigfral.

O médico lembra que a o problema na bexiga tem cura e, por isso, é importante a busca pelo diagnóstico. "Dessa maneira é possível tratar a condição apresentada, que não deve ser negligenciada, proporcionando melhoria na qualidade de vida. Além disso existem diversos produtos para dar segurança ao paciente com essa condição", completa o especialista.

De acordo com o urologista, atualmente, cerca de 25% dos homens apresentam essa condição. Entretanto, como a incontinência urinária ainda é considerada um "tabu" no Brasil, muitas vezes, por emdo de constrangimento, os pacientes escondem o problema, limitam atividades sociais, exercícios físicos e comprometem diretamente o próprio bem-estar físico, emocional, psicológico e social.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade