Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Será que estalar os dedos faz mal?

Entenda o que essa ação tão comum pode causar nas juntas


postado em 18/06/2018 14:55 / atualizado em 18/06/2018 15:09

(foto: YouTube/Vox/Reprodução)
(foto: YouTube/Vox/Reprodução)
Seja espreguiçando pela manhã, seja após usar o computador, é quase inevitável estalar alguma articulação, principalmente dos dedos. Mas, será que isso faz mal? Algumas pessoas acreditam que essa ação feita de forma rotineira pode levar ao aparecimento de artrite, de outro tipo de inflamação ou mesmo de lesão na articulação.

De acordo com o cirurgião ortopédico Kim L. Stearns, do Hospital Luterano de Cleveland, nos Estados Unidos, em entrevista para o portal americano Insider, estalar as articulações ou as juntas são "algo com ocorrência normal e comum".

O ruído característico do estalo, que parece ser a indicação de que algo não vai bem, conforme consta em artigo da revista científica Harvard Health Publishing, nada mais é do que "bolhas estourando no líquido sinovial, que é o fluido que ajuda a lubrificar as articulações".

Como mostra o site Insider, na prática, não há uma conexão conhecida entre estalar as articulações e o surgimento de artrite – considerando apenas o hábito casual. Portanto, quando sua mãe dizia que esse movimento característico das mãos e dos dedos poderia causar inflamação, a Ciência não conseguiu comprovar a teoria das progenitoras.

Na verdade, muitos reclamam do barulho do estalo, porque consideram algo irritante para quem está à volta.

Confira, abaixo, a explicação científica do estalo (em inglês):


Ainda assim, um estudo publicado no periódico científico Annals of the Rheumatic Diseases descobriu que os indivíduos que estalam os dedos regularmente eram mais propensos a ter menos força nas mãos ao apertar, bem como apresentar mais inchaços nessa região, do que aqueles que não eram "estaladores habituais".

Outro problema relacionado aos estalos, segundo o cirurgião Pedro Beredjiklian, do Instituto Rothman da Filadélfia (EUA), em entrevista para a revista americana Time, é que o barulho pode representar defeitos na região de ligação dos tendões aos ossos ou devido a formações irregulares das articulações. Neste caso, é preciso atenção, especialmente se o estalo ou estalido constante se dá no pescoço, no ombro ou no joelho. Ainda conforme o médico, essas sensações de estalo podem levar a danos ou lesões em longo prazo, mas, em última análise, dependem da anatomia de cada pessoa.

O Insider lembra ainda que a razão pela qual sentimos a necessidade de estalar uma articulação é para aliviar uma tensão, um desconforto ou pelo movimento inadequado dos ossos e da musculatura em torno dessa articulação. Porém, o ideal é deixar que profissionais como quiropráticos e fisioterapeutas realizem o "estalo", já que podem ajudar a descobrir o que está causando o problema ou a necessidade constante de fazer essa ação.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade