Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Adolescente pode fazer parte de missão da Nasa para Marte

Alyssa Carson diz que sempre quis ser astronauta e visitar o Planeta Vermelho


postado em 17/07/2018 17:45 / atualizado em 17/07/2018 17:47

A adolescente americana Alyssa Carson está se preparando para ser uma astronauta da Nasa e poder participar da missão tripulada que será enviada a Marte em 2033(foto: Instagram/nasablueberry/Reprodução)
A adolescente americana Alyssa Carson está se preparando para ser uma astronauta da Nasa e poder participar da missão tripulada que será enviada a Marte em 2033 (foto: Instagram/nasablueberry/Reprodução)
Já é sabido que a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) pretende enviar uma missão tripulada ao planeta Marte no ano de 2033. Porém, um fato curioso relacionado a essa viagem está chamando a atenção dos internautas: uma adolescente americana está sendo preparada para ser uma das primeiras humanas a pisar no Planeta Vermelho.

Alyssa Carson está com 17 anos e mora na cidade de Hammond, no estado de Louisiana (EUA) e sempre sonhou em ir para o espaço – atualmente, está trabalhando com a Nasa para que isso aconteça. Esse desejo de deixar a Terra começou quando ainda era criança e assistia à animação The Backyardigans, exibida pelo canal de TV paga Nickelodeon Kids. No programa, um grupo de amigos animais participa de aventuras imaginárias, incluindo um episódio que os levou para Marte.

"Eu pensei: 'Esse Planeta Vermelho é tão legal'. Comecei a assistir a vídeos de veículos que aterrissavam em Marte. Eu tinha um mapa gigantesco de Marte no meu quarto. Comecei a pedir telescópios para poder olhar para o espaço", comenta Alyssa à revista americana Teen Vogue.

Agora, ela está treinando para se tornar uma astronauta de verdade. "Eu fiz a mesma coisa que as outras crianças, como mudar de ideia sobre a carreira. Já quis ser professora ou presidente. Mas, pensei que eu me tornaria uma astronauta; iria para Marte; voltaria e seria professora ou presidente", completa a jovem americana.
(foto: Instagram/nasablueberry/Reprodução)
(foto: Instagram/nasablueberry/Reprodução)

Quando a missão da Nasa for lançada, Alyssa terá 32 anos de idade, o que é considerada ideal para uma missão espacial desse tipo.

Como a Nasa só permite inscrições para seu programa de treinamento de astronautas para pessoas com 18 anos, a adolescente é a mais jovem a ser aceita (e graduada) pela Academia Avançada Possum, uma espécie de formação "preparatória para o espaço", que a certifica para viagens para fora da Terra e, tecnicamente, a classifica como "estagiária de astronauta".

O treinamento na Possum envolveu aulas de como a microgravidade e a privação de oxigênio, típicas do espaço sideral, afetam nosso corpo.

Em abril deste ano, Alyssa participou de um curso subaquático para ajudá-la a "reforçar o currículo".

Além disso, a jovem também está aprendendo vários idiomas. Alyssa está estudando as quatro línguas que seu ensino médio oferece: inglês, chinês, francês e espanhol.
(foto: Instagram/nasablueberry/Reprodução)
(foto: Instagram/nasablueberry/Reprodução)

"O maior desafio é o tempo e fazer tudo com tão pouca idade, ainda mais porque frequento o ensino médio. Continuar treinando numa idade como a minha também é uma dificuldade a mais para mim, mas eu tenho lidado muito bem com isso, até agora", diz a adolescente ao portal americano Bored Panda.

O tempo em que passou na Academia Espacial da Possum lhe deu a oportunidade de realizar um treinamento de alta altitude numa câmara hiperbárica. Na ocasião, Alyssa pôde usar até um traje espacial, que está guardando como recordação.

Uma curiosidade sobre a jovem é que ela é a primeira pessoa a completar o programa Passaporte da Nasa: visitou todos os 14 centros de visitantes da Agência Espacial Norte-Americana.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade