Publicidade

Estado de Minas ESTÉTICA

Confira dicas para prevenir a celulite

Problema estético afeta 95% das mulheres no Brasil


postado em 20/07/2018 16:51 / atualizado em 20/07/2018 17:06

(foto: Republika.mk/Reprodução)
(foto: Republika.mk/Reprodução)
Muitas pessoas não sabem, mas a celulite não é considerada uma condição médica grave. Ainda assim, causa desconforto especialmente às mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 95% do público feminino é acometido pelos indesejados furinhos que deixam desníveis na pele e são causados pelo acúmulo de gordura, toxina e água nas células. Isto pode ser desencadeado por condições hormonais, genéticas, ou externas, como má alimentação, sedentarismo, uso de anticoncepcionais e tabagismo.

"As alterações no tecido gorduroso em conjunto com modificações na circulação, hormonais aumentam o tecido fibroso são alguns fatores que causam aparência de casca de laranja na pele. Nos graus avançados a celulite pode até causar dor, porque promove a compressão de terminações nervosas locais", explica a fisioterapeuta Ingrid Peres, da Onodera Estética.

Abaixo, a especialsta dá algumas dicas  para prevenir e tratar o problema:

Alimentação
Apostar numa dieta balanceada ajuda na redução da gordura corporal e, consequentemente, na melhora da aparência da pele. Um cardápio composto por frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em fibras é importante para que os antioxidantes possam ajudar na eliminação de toxinas. "O consumo em excesso de refrigerantes, doces e sódio pode aumentar o problema, porque fazem o organismo reter mais líquido", comenta a fisioterapeuta.

Hidratação
É rpeciso seguir a recomendação de ingestão de dois litros de água por dia para ajudar na eliminação das toxinas. Grande parte delas são expulsas do organismo por meio do suor e da urina. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. "Além de diminuir a retenção de líquidos, beber bastante água melhora a circulação sanguínea resultando na prevenção do aparecimento da celulite", diz Ingrid Peres.

Exercícios físicos
A prática de atividade física favorece a queima da gordura, além de melhorar o metabolismo e a circulação sanguínea. "Alterne exercícios aeróbicos e de fortalecimento para eliminar gordura e combater a flacidez", recomenda a especialista.

Abandone o cigarro
Fumar prejudica a circulação, diminui a quantidade de oxigênio e nutrientes e aumenta a produção de radicais livres. Estes fatores, juntos, estimulam o aparecimento da celulite, alerta a fisioterapeuta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade