Publicidade

Estado de Minas MEIO-AMBIENTE

Dia da Sobrecarga da Terra acontece cada vez mais cedo

Desta vez, a humanidade esgotará os recursos do planeta na quarta, dia 1º de agosto


postado em 30/07/2018 10:48 / atualizado em 30/07/2018 11:29

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Na quarta, dia 1º de agosto, o estoque de recursos naturais da Terra que deveriam durar um ano irão se esgotar. Com isso, a humanidade passará a consumir além do que o planeta pode suportar. A informação foi divulgada pela organização internacional de pesquisa Global Footprint Network. Essa data é chamada de Dia da Sobrecarga da Terra – momento em que a demanda anual da humanidade em relação à natureza ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres. Em outras palavras, os seres humanos estão utilizando a natureza de forma 1,7 vez mais rápida do que os ecossistemas do nosso planeta são capazes de se regenerar. Isso é como se usássemos 1,7 planeta Terra por ano.

Anualmente a Global Footprint Network realiza o cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra usando o cálculo de Pegada Ecológica, que inclui todas as diferentes demandas em relação à natureza, como produção de alimentos; extração de madeira e de fibras (algodão); absorção de emissões de carbono com a queima de combustíveis fósseis; além de construções, estradas e demais infraestruturas. Com a sobrecarga a partir de 1º de agosto, esta passa a ser a data mais cedo para o evento desde a década 1970, quando o mundo começou a esgotar os estoques do planeta antes de acabar o ano.

De acordo com a ONG ambientalista WWF (World Wide Fund for Nature), os custos desse excesso de gastos ecológicos incluem desmatamento; colapso pesqueiro; escassez de água doce; poluição; erosão do solo; perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera. "Tudo isso leva a mudanças climáticas e secas mais severas, incêndios florestais e furacões. Essas ameaças podem gerar desespero e forçar muitas pessoas a migrarem para outras cidades ou países", diz a WWF em nota enviada à imprensa.

"O Dia da Sobrecarga da Terra pode não apresentar diferenças em relação a ontem. Você ainda tem a mesma comida em sua geladeira", critica Mathis Wackernagel, CEO da Global Footprint Network, citado pelo comunicado da ONG ambientalista. "Mas, os incêndios estão ocorrendo no oeste dos Estados Unidos. Do outro lado do mundo, os moradores da Cidade do Cabo [África do Sul] tiveram que reduzir pela metade o consumo de água desde 2015. Essas são consequências de estourar o orçamento ecológico do nosso único planeta. Nossas economias estão realizando um esquema Ponzi com nosso planeta. Ou seja, usamos os recursos futuros da Terra para operar no presente e nos aprofundar na dívida ecológica", completa Wackernagel.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade