Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Terra acaba de ganhar uma nova fase geológica

Há 4,2 mil anos tinha início a era Meghalaya


postado em 19/07/2018 14:25 / atualizado em 19/07/2018 14:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Especialistas da União Internacional de Ciências Geológicas acaba de criar uma nova era na história da Terra. Segundo eles, os últimos 4,2 mil anos representam um período geológico completamente novo que passa a ser conhecido como Meghalaya.

Esse momento de nossa história geológica começou depois que uma seca mundial destruiu grande parte das civilizações humanas.

A nova classificação divide o Holoceno, período que engloba tudo que aconteceu ao longo dos últimos 11,7 mil anos, após o Pleistoceno e a última era do gelo. O Holoceno se divide em três subseções distintas: Greenlandiana, Northgrippiana e a Meghalaya (a que vivemos).

A prova da existência dessa nova fase terrestre se deu por meio da análise da composição química de uma formação rochosa conhecida como estalagmite e que foi descoberta no estado de Meghalaya, na Índia – por isso o novo período recebeu o nome do local onde a rocha foi encontrada.

O que separou a fase atual das outras eras foi uma seca devastadora que durou dois séculos e contribuiu para o desaparecimento de antigas civilizações no Egito, na Grécia, na Síria, na Palestina, na Mesopotâmia (Iraque), no Vale do Indo (Índia) e no Vale do rio Yangtze (China).

Além disso, atualmente, há uma discussão entre os cientistas que compõem a União Internacional de Ciências Geológicas sobre a criação de outro período, que seria intitulado Antropoceno, cujo nome significa "era humana". Foi sugerido pela primeira vez pelo químico holandês Paul Crutzen, ganhador do Prêmio Nobel, há apenas 18 anos, e, desde então, a ideia se tornou um tema recorrente.

(com Agência Sputnik)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade