UFMG é a nona melhor universidade da América Latina

Ranking das instituições latinas é liderado pela Unicamp, de São Paulo

por Encontro Digital 18/07/2018 17:47

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Unicamp/Divulgação
(foto: Unicamp/Divulgação)
A revista britânica Times Higher Education divulgou seu novo ranking de instituições de ensino superior e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lidera como a melhor da América Latina. Outras cinco instituições brasileiras aparecem entre as 10 melhores da região. Apenas uma delas é particular, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Instituições do Chile, México e Colômbia também aparecem no "top 10".

A Universidade de São Paulo (USP) é a segunda colocada do ranking. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ocupa a quarta posição; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) é a sétima; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a nona; e a décima é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O levantamento analisou 129 universidades de 10 países da América Latina. O Brasil conta com 43 universidades listadas. Em seguida, o Chile foi o país com mais instituições citadas, com 26, seguido por México (22), Colômbia (19) e Argentina (7). Em sua terceira edição, o ranking da Times Higher Education incluiu pela primeira vez uma instituição jamaicana, a Universidade das Índias Ocidentais, que ficou na 37ª posição.

Entre os critérios de avaliação, são levados em conta a qualidade do ensino e da pesquisa; publicações de artigos científicos; transferência de tecnologia ao setor produtivo; além do perfil internacional das universidades. Para tanto, são coletados dados como o número de publicações científicas, nacionalidades presentes na comunidade universitária, orçamento, recursos destinados à pesquisa e programas de pós-graduação.

(com Agência Brasil)

Últimas notícias

Comentários