Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Conversar sobre a morte ajuda o idoso a viver melhor

Isso segundo estudo realizado na USP


postado em 14/08/2018 09:23 / atualizado em 14/08/2018 09:25

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Segundo estudo, idosos que se preparam para a morte acabam tendo uma vida mais digna. A pesquisa, realizada por Gabriela Machado Gilberti, do Instituto de Psicologia da USP, com idosos com mais de 80 anos, mostrou que ignorar a morte ou tratá-la como tabu traz sofrimento durante o processo de envelhecimento.

A psicóloga abordou questões intrínsecas à morte e ao envelhecimento de idosos que se consideravam preparados para a morte. A intensão era ampliar a visão dominante sobre o assunto e compreender de fato o que seria esta preparação.

Segundo a pesquisadora, os entrevistados discorreram sobre a morte com naturalidade, e entre as questões levantadas, duas se destacaram que foi a noção de corporeidade e de temporalidade. Ou seja, "a relação que o idoso mantinha com seu corpo devido às perdas ocasionadas pelas condições de saúde [corporeidade]; e  reflexões acerca do passado, do presente e do possível futuro encurtado [temporalidade]". Tais pensamentos, afirma Gabriela, faziam parte do "entendimento sobre a velhice, o significado da morte e o sentido da vida".

Nos diálogos também se fizeram presente a dificuldade que os idosos possuíam de encontrar pessoas (familiares e profissionais da saúde) com quem pudessem discorrer sobre a questão da finitude da vida. A psicóloga lembra que "tal afastamento ocorre devido à cultura contemporânea que faz com que falar sobre a morte faz com que o interlocutor também reflita sobre a sua própria existência que é finita, o que causa medo e desconforto".

Nas entrevistas, foi possível identificar muitas possibilidades do que significa a preparação para a morte: reserva de dinheiro para pagamento de rituais fúnebres; a compra do próprio túmulo;  divulgação do desejo de encaminhamento do corpo; testamentos; doações; despedidas;  destinação de enxovais para um ente querido (bisnetos, por exemplo); quitação de dívidas; o cuidado de deixar  exames e documentos em lugares de fácil acesso; dentre outros. Segundo Gabriela Gilberti, "essas preparações foram feitas pelos idosos no sentido de cuidar da vida – tanto da própria  quanto de familiares e amigos que permanecerão vivos após a morte do idoso".

Levando em conta o entendimento de que a sociedade moderna evita a reflexão sobre a morte e o envelhecimento, a pesquisadora explica que a Medicina surge como tentativa de controlar e dominar o fim da vida. "De fato, os avanços tecnológicos melhoram o bem-estar, porém, o  problema surge quando tais instrumentos são utilizados para prolongar  vida sem refletir sobre a qualidade da existência de quem se mantém a vida e ou o sentido desse prolongamento", afirma a especialista, que propõe o aumento dos debates de como propiciar aos pacientes uma "morte digna”" de forma a assegurar também uma existência honrada.

Ainda conforme Gabriela Gilberti, o diálogo é necessário para que se possa respeitar a singularidade de cada indivíduo porque a visão de "dignidade sobre a morte e a vida é completamente individual". Em sua opinião, é importante que se naturalize a ideia do preparo para a morte, o que faz com que as pessoas vivam sua existência da melhor forma possível. "A morte convoca para o tempo do viver", comenta.

(com Jornal da USP e assessoria de comunicação do Instituto de Psicologia)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade