Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Empresa testa entrega por drones no Brasil

A nova tecnologia está sendo testada no interior de São Paulo


postado em 22/08/2018 13:48 / atualizado em 22/08/2018 14:18

(foto: Instagram/smxsystems/Reprodução)
(foto: Instagram/smxsystems/Reprodução)
Apesar de ainda parecer "ficção científica", está sendo realizado no Brasil um teste de entrega de encomendas utilizando drones. A curiosa iniciativa está sendo levada a cabo pela SMX Systems, em parceria com a prefeitura da cidade de Rifaina, no estado de São Paulo.

Segundo a empresa, no domingo, dia 19 de agosto, a primeira entrega usando drone no Brasil se deu de forma bem sucedida. Foi utilizado o equipamento SMX-DLV1, homologado na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com cadastro ativo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o voo foi autorizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) – desde maio de 2017 o uso de drones passou a ser regulamentado no país.

"Conseguimos reduzir o tempo de entrega, que pode ser de 15 a 20 minutos, para 1,5 minuto. Os voos vão continuar nos próximos três finais de semana", comenta Samuel Salomão, fundador e CEO da SMX Systems, em ecomunicado enviado à imprensa.

Ainda conforme o empresário, a ideia é utilizar a tecnologia para melhorar a experiência das pessoas que vivem em propriedades do outro lado do Rio Grande, que margeia a cidade paulista. Muitos vivem separados das lojas de Rifaina por até um quilômetro, sendo necessário enfrentar o rio ou estradas de terra para chegar até os mercados e farmácias.

A SMX está realizando um levantamento dos produtos, com até dois quilos, mais vendidos pelos comerciantes locais. Em breve, será produzido uma espécie de catálogo online para os moradores poderem escolher o produto e realizar a compra pela internet. A entrega srá feita, então, pelo sistema de delivery por drones da empresa.

A estrimativa da SMX é que sejam realizados mais de 100 voos e entregas na localidade paulista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade