Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Ministério da Saúde passa a desmentir fake news no WhatsApp

Novo canal no aplicativo de mensagens vai analisar conteúdos duvidosos


postado em 27/08/2018 15:46 / atualizado em 27/08/2018 15:58

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Está na dúvida se a notícia de saúde que recebeu no celular é verdadeira? Nesta segunda, dia 27 de agosto, o Ministério da Saúde lançou um canal no aplicativo WhatsApp para que a população passa consultar a veracidade das informações compartilhadas nas redes sociais. De acordo com a pasta, qualquer cidadão poderá adicionar gratuitamente o número (61) 99289-4640 nos contatos do celular e interagir com ele no app de mensagens.

"Ele servirá exclusivamente para verificar com os profissionais de saúde nas áreas técnicas da pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falso. Ou seja, é um canal exclusivo e oficial para desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras", informa o ministério, por meio de nota enviada à imprensa.

No comunicado, Ugo Braga, diretor de Comunicação Social da pasta, classifica as chamadas fake news como "praga da modernidade" que vem sendo usada de toda forma para manipular, enganar, iludir e prejudicar. "No caso da saúde, é muito mais grave, porque a notícia falsa mata", reforça o diretor ao citar o WhatsApp como principal veículo de transmissão de notícias falsas.

O novoc anal no app vai funcionar da seguinte forma, de acordo com o Ministério da Saúde: a partir do recebimento das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é falso ou não. Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura.

As notícias analisadas pela equipe do ministério também estarão disponíveis na internet e nos perfis do ministério nas redes sociais.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade