Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Nasa confirma existência de gelo na superfície lunar

Maioria do gelo está no polo norte da Lua


postado em 21/08/2018 09:28 / atualizado em 21/08/2018 09:36

(foto: Nasa/Divulgação)
(foto: Nasa/Divulgação)
Segundo a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), foram identificados dois polos na Lua que comprovam a existência de gelo na superfície. São áreas mais escuras, distribuídas de forma irregular e que têm características de formações antigas e distintas.

No pólo sul, a maior parte do gelo se concentra em crateras lunares, enquanto no norte é mais distribuído, embora em menor quantidade.

O trabalho foi realizado por cientistas da Universidade do Havaí e da Universidade Brown, dos Estados Unidos, e do Centro de Pesquisas da Nasa. A equipe é liderada pelos pesquisadores Shuai Li e Richard Elphic.

Os astrônomos utilizaram dados captados por um instrumento denominado Moon Mineralogy Mapper (M3), da Nasa, que identificou aspectos específicos sobre a existência de gelo, água e vapor.

Implantado na espaçonave não tripulada Chandrayaan-1, lançada em 2008 pela Agência Espacial Indiana, o M3 foi capaz de identificar a presença de gelo sólido na Lua, coletando informações que distinguem água líquida, vapor e gelo sólido.

Segundo a Nasa, a maior parte do gelo descoberto está nas crateras, do lado norte, porque ali as temperaturas são baixíssimas em virtude da inclinação do eixo de rotação do satélite natural, uma vez que a luz não chega nessa região. No caso do lado sul, a formação de gelo pode ser explicada por outros fenômenos, como o movimento do sistema solar.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade