Publicidade

Estado de Minas CELEBRIDADES

O que significa a cruz deitada usada por Neymar?

Seria um simples acessório ou o símbolo de alguma religião?


postado em 08/08/2018 08:42 / atualizado em 08/08/2018 08:44

Entenda o significado da cruz deitada usada pelo jogador brasileiro Neymar Jr., que é evangélico(foto: Instagram/neymarjr/Reprodução)
Entenda o significado da cruz deitada usada pelo jogador brasileiro Neymar Jr., que é evangélico (foto: Instagram/neymarjr/Reprodução)
Há uma nova "tendência" na moda que é o uso de pingente em forma de "cruz deitada", também conhecida como cruz nórdica. Ela tem o mesmo formato do objeto usado na crucificação de Jesus Cristo, porém, é colocada na horizontal, com a parte de cima voltada para a esquerda. Muitas celebridades já aderiram a esse novo acessório, incluindo as cantoras e atrizes americanas Jennifer Lopez, Selena Gomez, Miley Cyrus e Vanessa Hudgens. Quem também aparece constantemente em Stories do Instagram usando a cruz nórdica é o craque brasileiro Neymar Jr., do Paris Saint-Germain (PSG). Mas, afinal, o que significa esse símbolo?

De acordo com o site americano Got Questions, especializado em dúvidas ligadas à Bíblia, existem várias teorias sobre o objeto da "moda". Muitas pessoas consideram a cruz deitada uma outra versão da cruz vertical – tradicional símbolo do cristianismo. Outros atribuem um significado mais específico: a cruz nórdica seria a representação da obra consumada de Jesus, ou seja, tendo obtido nossa salvação, Ele colocou Sua cruz no chão.

Porém, como esse símbolo é encontrado nas bandeiras de todos os países escandinavos (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Ilhas Faroé e Groenlândia), uma explicação bastante plausível é a de que a cruz deitada faz referência à época em que o cristianismo foi adotado pelas nações nórdicas.

O Got Questions lembra ainda que existem suposições mais "humanísticas" relacionadas ao pingente. "Alguns vêem a cruz horizontal como uma representação da terra, em oposição ao céu, porque é nela que a vida deve ser vivida. Outra visão relacionada é a de que a cruz lateral é um símbolo da humanidade, que vive no reino entre o céu e o inferno. Há, ainda, uma explicação antagônica em relação aos cristãos: a cruz lateral é uma cruz "caída", significando que o cristianismo fracassou e que não exerce mais influência no mundo", diz o texto explicativo do site americano.

De qualquer forma, esse acessório passou a fazer parte do look de várias pessoas e pode até não ter um significado específico além de simples objeto da moda.

Ainda assim, lembrando que Neymar é evangélico, surge uma dúvida: um cristão pode usar essa cruz caída, ou nórdica? "Não há nada abertamente pecaminoso nisso. E se é uma oportunidade para expressar a fé em Cristo, tanto melhor. Devemos perguntar: 'Isto traz glória a Deus?'. Uma cruz lateral traz glória a Deus? Pode sim, dependendo de quem a usa e seus motivos para usá-la", esclarece o Got Questions.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade