Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

O quer cirurgia plástica tem a ver com vacinação?

Estar com as vacinas em dia pode ajudar no pós-operatório, diz médico


postado em 27/08/2018 09:26 / atualizado em 27/08/2018 09:32

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Muita gente não sabe, mas antes de realizar uma cirurgia plástica, além de seguir à risca as orientações do médico, é preciso estar com a vacinação em dia. "O paciente quando se recupera de uma cirurgia tem o sistema de defesa imunológico comprometido. Além de estar mais suscetível a pegar doenças transmissíveis, uma pequena reação pode virar uma grande infecção. Por isso é importantíssimo estar com todas as vacinas em dia", comenta o cirurgião plástico Newton Roldão, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBC).

De qualquer maneira, a vacina deve ser tomada ao menos 30 dias antes de qualquer intervenção cirúrgica, pois o sistema imunológico estará se adaptando ao novo antígeno, formando defesas contra organismos infecciosos e demais invasores e isso pode comprometer a resposta inflamatória após o procedimento.

Da mesma forma são necessários alguns cuidados no processo de recuperação. Por exemplo, apesar de o organismo ficar mais debilitado após a cirurgia plástica, caso o paciente queira tomar alguma vacina, por medo de contrair doenças, o médico alerta que é necessário aguardar os mesmos 30 dias para que o organismo resolva o processo de trauma cirúrgico e possa reagir adequadamente ao imunizante.

Newton Roldão lembra que após a cirurgia plástica ocorre o processo de cicatrização e de eliminação de líquidos. Além disso, a circulação sanguínea precisa trabalhar dobrado e o organismo gastará mais energia. Por isso, é preciso oferecer ao corpo as condições necessárias para que ele consiga se recuperar da melhor maneira possível.

Os cuidados, sem dúvida, começam nos exames pré-operatórios: eletrocardiograma, hemograma, urina, glicemia, entre outros, conforme solicitação do médico. Além da carteirinha de vacinação, também é importante informar todos os remédios que fazem parte da sua rotina.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade