Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Para especialista, discurso de ódio na internet é reflexo da sociedade

Desigualdade social no Brasil favorece a postura radical nas redes sociais


postado em 17/08/2018 14:26 / atualizado em 17/08/2018 14:38

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
É cada vez mais comum encontrar discursos de ódio nas redes sociais. Pessoas realizam sistematicamente, por meio dessas mídias digitais, um conjunto de comentários racistas e misóginos. Eles hostilizam indivíduos, comunidades ou entidades específicas através de assédio virtual. De acordo com Zilda Márcia Grícoli Iokoi, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, essas manifestações de ódio na internet são um reflexo da sociedade.

A especialista esclarece à Rádio USP que o comportamento agressivo nas plataformas online é resultado das interações cotidianas, em que minorias – LGBTQ+, pobres, negros, mulheres – sofrem com o preconceito e violência da classe dominante, comportamento construído através da história desde a escravidão e o tratamento desumano dos negros, por exemplo. A professora diz que esses discursos estão sempre presentes e que durante as eleições, período de disputas afloradas, há a maior midiatização de manifestações de ódio.

Para Zilda, a desigualdade no Brasil vem crescendo "violentamente" ao longo do tempo. "Ela é fruto de um fracasso da nossa sociedade", comenta à Rádio USP. Ela completa dizendo que não houve uma transformação social efetiva, já que pessoas continuam a viver nas ruas em péssimas condições e são invisibilizadas.

(com Rádio USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade