Publicidade

Estado de Minas CIDADE

PBH lança edital para estudo dos jacarés da Lagoa da Pampulha

Por enquanto será feito o monitoramento dos répteis


postado em 24/08/2018 09:24 / atualizado em 24/08/2018 09:27

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi aberta uma licitação para realização de censo populacional e relatório situacional dos jacarés que vivem na Lagoa da Pampulha, na região norte da capital mineira. A PBH informa ainda que 50% das capivaras já foram esterilizadas e tratadas com carrapaticida. A licitação para o serviço de acompanhamento dos répteis foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na terça de 21 de agosto.

"O objetivo do estudo é saber quantos animais são, a faixa etária, a espécie dominante, os locais de reprodução, além da interação com outros espécimes e com o ecossistema", diz a prefeitura em comunicado enviado à imprensa. De acordo com Leonardo Maciel, gerente de defesa dos animais da secretaria municipal de Meio Ambiente (SMMA), a proposta é "avaliar o impacto ambiental da presença desses animais". O trabalho deve durar quatro meses a partir da data de assinatura do contrato com a empresa.

Conforme a PBH, a entidade contratada fará avaliações visuais diurnas e noturnas, além de inspeção e mapeamento de ninhos, com a entrega de relatórios mensais dos resultados à SMMA. "Ao fim do período, será produzida uma avaliação final com respostas a itens previamente definidos, como por exemplo: nome da espécie de jacaré presente no local e registros fotográficos; número de ninhos e locais de maior incidência; censo populacional e riscos para a prática de esportes náuticos", esclarece a administração municipal.

Leonardo Maciel revela ainda que, em princípio, não há intenção ou necessidade de retirada dos animais da orla da lagoa, e o que se pretende no momento é um estudo com fins de conservação e cuidados com o meio-ambiente. Ainda de acordo com o gerente, o monitoramento dos animais será feito por meio de visitas de barco às regiões em que eles vivem, mapeamento por GPS dos locais de reprodução e feitura de fotos. "De antemão, sabemos que esta espécie, que é a provável jacaré-do-papo-amarelo, não oferece risco a humanos. São animais que medem em torno de dois metros e não atacam pessoas, se alimentando de peixes, pequenas aves e tartarugas pequenas", explica Maciel.

Caso seja verificado um excesso populacional dos répteis, segundo a prefeitura, será enviada uma proposta de manejo ao Ibama para o controle reprodutivo dos animais.

Capivaras

O processo de esterilização começou em outubro de 2017, quando a PBH assinou o contrato com a empresa responsável pelos serviços. Em censo realizado em novembro do ano passado, foram contabilizados cerca de 65 animais. Foram castrados 42 animais, o que equivale a 65% do número total registrado na última contagem.

"No último mês começou uma nova fase no manejo das capivaras. As ações estão acontecendo na orla da Lagoa da Pampulha, com a instalação de bretes [armadilhas] para a captura dos roedores. As intervenções são planejadas de forma a gerar o mínimo de impacto no conjunto arquitetônico e foram autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan]", esclarece a prefeitura de BH.

Deverão ser feitas também ações contra a febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, comum nas capivaras, após o fim do manejo dos roedores, em outubro de 2018.

(com assessoria de comunicação da PBH)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade